Biografia


,

 João Somariva Daniel tem uma história de vida ligada às lutas populares. Filho de pequenos agricultores, desde cedo compreendeu o valor da terra para o povo do campo e a necessidade de ampliar as conquistas dos trabalhadores. Já aos 17 anos, João Daniel iniciou a militância política na Pastoral da Juventude e nas Comunidades Eclesiais de Base da Igreja Católica. Saiu do interior de Santa Catarina para integrar o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), com a tarefa de fundar o Movimento naquele Estado. Depois, seguiu organizando o MST em outras regiões do país até chegar ao Nordeste.




Em Sergipe, chegou em 17 de fevereiro de 1987. No Estado, João Daniel participou das articulações iniciais do MST, junto com lideranças da Diocese de Própria; do Pólo Sindical; do Comitê de Apoio a Luta pela Terra; da Centra Única dos Trabalhadores (CUT), do Partido dos Trabalhadores (PT) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Durante essa trajetória, João Daniel vivenciou despejos violentos, sofreu ameaças, foi preso, torturado. Manteve-se firme, organizando o povo, seguindo a caminhada.



Com essa firmeza de ideal, o MST em Sergipe, sob a liderança de João Daniel, consolidou-se como um Movimento de referência nacional, e hoje é, proporcionalmente, o Estado com o maior número de famílias sem-terra mobilizadas em acampamentos e assentamentos.



À luta e à organização do MST somam-se as experiências de outros movimentos sociais urbanos e rurais, de moradia, juventude, pequenos agricultores, cooperativas, sindicatos, ou seja, uma força popular que caracteriza João Daniel como uma das mais importantes lideranças políticas do Estado de Sergipe.



Em 2010, atendendo ao seu partido e aos movimentos sociais, candidatou-se pela primeira vez a deputado estadual. Nas urnas teve a resposta da população e foi eleito com 29.936 votos, o sexto deputado mais votado em Sergipe naquela ocasião.



João Daniel cumpriu o mandato de deputado estadual na Assembleia Legislativa de Sergipe de 2011 a 2014. No parlamento estadual, exerceu um dos mandatos mais participativos da história, com ações voltadas para as principais necessidades do povo, visando a melhoria das condições de vida dos trabalhadores do campo e da cidade e toda população.



No ano de 2014, foi desafiado a partir para um mandato federal. O deputado João Daniel chegou à Câmara após ter sido eleito com 52.959 votos. Ele foi o único escolhido do Partido dos Trabalhadores em Sergipe para o mandato de 2015/2018. Na Câmara dos Deputados tem exercido um mandato comprometido com as causas populares de Sergipe e do Brasil. Por sua atuação participativa no plenário, nas Comissões e Subcomissões e Frentes Parlamentares que participa tem ganhando visibilidade nacional, honrando o mandato outorgado pelo povo sergipano.

Esse trabalho na defesa da classe trabalhadora, da soberania nacional e da democracia respaldou a sua escolha para que, novamente, disputasse um mandato federal, em 2018. O reconhecimento a essa atuação veio nas urnas, onde, com 59.933 votos João Daniel foi reeleito para a Câmara dos Deputados, sendo o quinto mais votado no geral e, mais uma vez, o mais votado do Partido dos Trabalhadores no Estado.


Em novembro do ano de 2015, João Daniel recebeu da Assembleia Legislativa de Sergipe o Título de Cidadão Sergipano, a partir de um projeto de autoria da deputada estadual Ana Lúcia.