João Daniel se reúne com prefeito da Barra dos Coqueiros e taxistas


Aracaju, 31 de janeiro de 2017

 

 

O deputado federal João Daniel (PT/SE) esteve, na manhã desta terça-feira, dia 31, juntamente com taxistas, reunido com o prefeito do município de Barra dos Coqueiros, Airton Martins. O parlamentar acompanhou a categoria que foi pedir apoio e levar ao gestor municipal a apreensão com o avanço do transporte clandestino na região metropolitana. O grupo de taxistas, formado por integrantes do Sindicato dos Taxistas de Sergipe (Sintaxi/SE) e Sindicato e Cooperativa dos Taxistas da Barra dos Coqueiros, relatou ao prefeito a concorrência desleal enfrentada diante do transporte irregular feito através de veículos particulares e também através dos aplicativos de celular.

 

Durante a reunião, o prefeito Airton Martins falou do combate que já vem sendo feito pelo município, inclusive com a apreensão de veículos que foram flagrados prestando o serviço através da multinacional Uber na cidade. Ele entende que esse é um serviço ilegal e é preciso que seja garantida a segurança dos passageiros e dadas as condições para quem presta o serviço legalizado. “Esta é uma classe [os taxistas] que vive um momento difícil com esse Uber. O país passa por uma crise e não é justo que entre uma multinacional em nosso estado, em nosso município e venha tirar o pão de cada dia dos taxistas, pessoas que vêm lutando há tantos anos para atender bem a sociedade”, disse, ao apoiar a reivindicação dos taxistas.

 

O deputado João Daniel ressaltou o apoio à categoria e defendeu a necessidade de uma regulamentação através de lei para que não deixe brechas. “A categoria dos taxistas tem história e temos clareza do que está acontecendo. Se não tiver seriedade dos administradores como o prefeito Airton Martins está fazendo, teremos o fim da categoria. Hoje eles operam com preços baixos, mas isso funciona até quebrar os taxistas e depois eles elevam o preço”, observou o parlamentar.

 

Na avaliação do deputado, a saída para esse impasse é a aprovação da lei 5587/2016, de autoria do deputado Carlos Zarattini, que tramita na Câmara dos Deputados. Esse projeto regulamenta a atuação de táxis e aplicativos, visando combater a concorrência desleal e predatória promovida pelas empresas estrangeiras e nacionais exploradoras deste segmento, a exemplo de alguns aplicativos que já vêm sendo utilizados em alguns Estados do país. A expectativa é que tão logo a Câmara retorne aos trabalhos seja definido quando será colocado em votação.

 

O prefeito Airton Martins parabenizou o sindicato e o mandato do deputado João Daniel pelo trabalho que vem fazendo em defesa dos trabalhadores e trabalhadoras e, nesse caso, dos taxistas. Acompanhados pelo deputado João Daniel, a comissão de taxistas já esteve reunida com o prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana; com o prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Padre Inaldo; com o superintendente da SMTT de Aracaju, Aristóteles Fernandes; e aguardam ainda reunião semelhante com o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, e com o governador Jackson Barreto.

 

Por Assessoria de Imprensa