João Daniel registra inauguração do campus do IFS em Nossa Senhora do Socorro


Aracaju, 03 de outubro de 2017

 

 

Em discurso na Câmara dos Deputados, na sessão desta terça-feira, dia 03, o deputado federal João Daniel registrou a inauguração do Campus do Instituto Federal de Sergipe (IFS), em Nossa Senhora do Socorro. Ele destacou a importância dessa obra para o município, que é o segundo maior do estado, e que, nessa primeira etapa, tem capacidade para 400 novas vagas para que a juventude da Grande Aracaju, e em especial de Nossa Senhora do Socorro, possa estudar e ter oportunidade.

 

“Gostaríamos de saudar o reitor do Instituto Federal de Sergipe, professor Ailton Ribeiro, todos os alunos e professores que fazem aquela instituição. É uma grande obra, bonita. Foi lá que eu vi o diretor do campus, professor Alberto Acioli, ler um discurso maravilhoso, lembrando as obras do nosso querido Patrono da Educação Brasileira, Paulo Freire”, destacou João Daniel. A inauguração do novo campus do IFS aconteceu na última sexta-feira, dia 29, e teve a participação do governador Jackson Barreto, o prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Padre Inaldo; o secretário estadual de Educação Jorge Carvalho; secretários municipais, vereadores, professores, estudantes e a população.

 

O deputado João Daniel registrou o reconhecimento público feito, durante a solenidade, pelo reitor do IFS/SE do quanto os governos Lula e Dilma foram importantes para a história dos Institutos Federais, quando ele destacou que o número de aumento de 100 para 640 campus do IFS por todo Brasil, ampliando a quantidade de jovens que estudam nessas instituições de 180 mil para mais de 1 milhão, com novos concursos, com uma estrutura toda montada com o nosso povo brasileiro.

 

“Sergipe fica feliz com essa obra, que é uma conquista do povo sergipano, do movimento estudantil e de toda a população, em especial a de Nossa Senhora do Socorro. Foi uma grande oportunidade, junto com aquela gestão inaugurada por Padre Inaldo, fazer, em Nossa Senhora do Socorro, a primeira instituição federal, um grande polo, para ajudar no desenvolvimento da indústria, de empregos e de conhecimento e oportunidades para a nossa juventude”, ressaltou João Daniel.

 

Capacitação

O Instituto Federal de Sergipe é a instituição que tem o maior alcance no ensino médio e técnico no Estado. Nessa primeira etapa de funcionamento, o Campus Socorro tem capacidade para atender 400 alunos. Esse Campus vai ofertar curso técnico de Manutenção e Suporte em Informática, voltado às pessoas que já concluíram o nível médio e querem buscar profissionalização na área de computação.

 

Durante a inauguração, o reitor Ailton Ribeiro apresentou dados sobre a expansão do IFS Sergipe, instituição presente em todas as regiões do Estado e que oferta ensino superior, mestrado, doutorado, cursos técnicos, além do Pronatec, EJA e Proeja. Hoje, o IFS Sergipe é o sexto melhor do país. O curso de Engenharia Civil da instituição é o 7º melhor do país entre todas as universidades públicas e privadas e o IFS Sergipe é o primeiro em registro de patentes, resultado do trabalho dos pesquisadores da instituição. Segundo o reitor, apenas 5% dos professores da instituição possuem graduação, os demais são mestres e doutores.

 

Por Edjane Oliveira, da Assessoria de Imprensa

Fotos: Márcio Garcez