João Daniel participa de reunião sobre regularização das queijarias do Alto Sertão


Aracaju, 13 de outubro de 2017

 

 

O deputado federal João Daniel (PT/SE) participou, na manhã dessa sexta-feira, dia 13, da reunião ampliada para tratar sobre a regularização das queijarias do Alto Sertão sergipano, que foi realizada na Codise. O encontro teve a participação da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Semarh), Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Emdagro, secretários municipais de Agricultura, produtores de queijo do Alto Sertão, prefeitos e vereadores da região.

 

Desde o início da formação do Território da Cidadania do Alto Sertão o deputado João Daniel acompanha a importância da bacia leiteira dessa região e das pequenas queijarias industriais e artesanais. São mais de 100 queijarias de pequenas indústrias e outras mais de 800 residenciais ou que funcionam próximo à casa dos produtores, que movimentam a economia da região, a agricultura, a pecuária e o comércio. “Nós defendemos que essas queijarias sejam regularizadas, criadas as condições legais e o financiamento para que todas elas possam buscar ser legalizadas”, disse o deputado.

 

Ele lembrou que como deputado estadual também acompanhou esse debate, inclusive apresentando propostas na área de legislação. Esta semana, o deputado João Daniel entregou ao vice-governador as cartas de Canindé e Nossa Senhora da Glória que tratam, entre outros temas, sobre a necessidades e dificuldades que têm enfrentado os produtores para a regularização. “Tenho certeza que há um compromisso do governo do Estado e há interesse dos produtores e de todos os municípios para com essa importante produção econômica da região que, além de ser uma atividade fundamental para a economia, é uma questão cultural que deve ser defendida e preservada”, ressaltou.

 

Durante a reunião da manhã dessa sexta-feira, também foi debatido o caso de matadouro municipal de Nossa Senhora da Glória, interditado pelo Ministério Público desde o início do mês.

 

Por Edjane Oliveira, da Assessoria de Imprensa

Fotos: Márcio Garcez