João Daniel parabeniza MST pelo recebimento do Prêmio Juliana Santilli Agrobiodiversidade


Aracaju, 28 de setembro de 2017

 

 

Na tribuna da Câmara dos Deputados, na sessão desta quinta-feira, dia 28, o deputado federal João Daniel (PT) parabenizou toda militância do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) do Brasil, em especial os assentamentos rurais que têm organizado em todo país espaços de agroecologia, pelo recebimento do Prêmio Juliana Santilli Agrobiodiversidade, concedido ao Projeto Assentamento Agroflorestal José Lutzenberger, no município de Antonina, litoral norte do Paraná, na Área de Proteção Ambiental (APA) de Guaraqueçaba. Segundo ele, este prêmio é o reconhecimento pela experiência prática vivida na defesa do meio ambiente, na proteção ambiental das áreas e da vida organizada pelos que fazem esse assentamento.

 

“Em especial, quero parabenizar todos os membros do MST do Paraná que têm contribuído com a defesa da reforma agrária, da agroecologia e de um modelo novo de produção, que respeita o meio ambiente e que ajuda a fortalecer uma nova forma de viver, principalmente neste momento em que as grandes monoculturas e os agrotóxicos tomam conta de grande parte das produções agrícolas das grandes propriedades brasileiras”, disse o parlamentar.

 

O projeto premiado concilia a produção de alimentos livres de agrotóxicos com a recuperação da Mata Atlântica da região, uma iniciativa de vida para as florestas e para as pessoas que nela vivem. O prêmio homenageia Juliana Santilli, advogada socioambiental, pensadora e defensora incansável da agrobiodiversidade, falecida em 2015. A entrega do prêmio acontece em Brasília, no final do mês de outubro.

 

Por Edjane Oliveira, da Assessoria de Imprensa

Foto: Rega Brasil