João Daniel lamenta falta de orçamento e vontade para assegurar direitos dos quilombolas


Aracaju, 13 de junho de 2017

 

 

 

Na tribuna da Câmara dos Deputados, durante a sessão desta terça-feira, dia 13, João Daniel (PT/SE) parabenizou as comunidades quilombolas que participaram, na última sexta-feira, dia 9, de audiência pública realizada no plenário da Assembleia Legislativa, para debater as políticas públicas e as questões ambientais nos territórios. Ele ressaltou que as políticas quilombolas em nosso país são uma conquista do povo brasileiro e da luta com muito suor e dignidade. A audiência foi uma iniciativa do mandato do deputado João Daniel, aprovado através da Comissão de Agricultura e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados.

 

O parlamentar lamentou que o que se percebe nesse momento é que não há orçamento, recursos e vontade desse governo em garantir essas conquistas históricas. “Por isso as comunidades quilombolas de todo país precisam continuar firmes a defesa de uma das lutas mais importantes do Brasil que é a luta em defesa do reconhecimento das comunidades, da autodeterminação dessas comunidades e da demarcação de suas terras”, afirmou João Daniel.

 

Segundo o deputado, em Sergipe são 31 comunidades que lutam pela demarcação de suas terras e por políticas públicas. E durante a audiência pública realizada na última sexta os quilombolas puderam debater sobre a questão da terra, mas também da necessidade de implementação de políticas públicas, crédito, educação, cuidados com o meio ambiente, entre outros temas. Parabenizamos todos que lá estiveram e nosso mandato estará sempre na defesa dos povos indígenas, quilombolas, agricultores familiares, sem terra e, em especial, dessas comunidades quilombolas”, reafirmou.

 

Em seu discurso, João Daniel parabenizou todo movimento quilombola pela organização e mobilização das comunidades para a audiência, em nome das lideranças Xifroneze Santos, Gressi Santana e Wellington Quilombola. Ele agradeceu também o apoio de todos os funcionários da Assembleia Legislativa e TV Alese, “que sempre apoiaram iniciativas de debates que a Câmara Federal tem realizado, puxado por nosso mandato, bem como ao presidente daquela Casa, deputado Luciano Bispo, que sempre tem colocado à disposição, e também à deputada estadual Ana Lúcia, que tem participado”, acrescentou João Daniel.

 

Por Edjane Oliveira, da Assessoria de Imprensa

Foto: Márcio Garcez