João Daniel apela à Codevasf e Incra para que resolvam problema no Jacaré-Curituba


Aracaju, 01 de março de 2018 

 

 

Barragem do Jacaré-Curituba

Em discurso feito durante a sessão da Câmara dos Deputados desta quinta-feira, dia 1, o deputado federal João Daniel (PT) fez um apelo à Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf), ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e Ministério da Integração Nacional para que tenham especial atenção ao Projeto de Irrigação Jacaré-Curituba, localizado nos municípios de Canindé do São Francisco e Poço Redondo, no Alto Sertão sergipano. As famílias que lá produzem vêm sendo prejudicadas por conta do frequente problema causado pelas bombas de irrigação de água queimadas.

 

De acordo com João Daniel, ao todo são 750 famílias atingidas diretamente por esta questão. “No entanto, o orçamento e os recursos financeiros não chegam e isso não se resolve. São 750 famílias, na região semiárida, que estão produzindo e nós precisamos, urgentemente, que seja encontrada uma solução”, desabafou. Em seu discurso, o parlamentar apelou à Codevasf nacional e ao Incra nacional para que garantam que esse projeto não tenha nenhuma interrupção.

 

O projeto Jacaré-Curituba é o maior assentamento do país em área irrigada. Esse problema com as bombas não é novidade para as famílias que lá produzem. Há anos elas sofrem com ele. Além da quantidade de bombas ser insuficiente, as que existem nem sempre estão funcionando plenamente, pois precisam de manutenção, além de questões relacionadas ao fornecimento de energia. Por isso, o apelo do deputado João Daniel para que os órgãos federais responsáveis por essa questão possam solucionar o problema.

 

Por Edjane Oliveira, da Assessoria de Imprensa

Foto: Márcio Garcez