Em Salvador, João Daniel participa do Fórum Social Mundial e cobra engajamento na luta em defesa da democracia


Aracaju, 16 de março de 2018

 

 

O deputado federal João Daniel (PT) esteve, ontem, dia 15, na cidade de Salvador (BA) participando do Encontro Internacional de Parlamentares, evento que integrou a programação do 13º Fórum Mundial Social (FSM 2018) que ocorre, desde o último dia 13, na capital baiana. As atividades do Fórum seguem até este sábado, dia 17. Segundo o site oficial do PT, cerca de 120 países foram representados na edição deste ano.

 

O FSM tem como grande importância o espaço dado aos diálogos coletivos entre a sociedade civil organizada e as organizações sociais. Neste ano, com o lema “Resistir é criar. Resistir é transformar!” o objetivo é de construir, através dos debates e das trocas de experiências, novas formas de enfrentamento e resistência ao neoliberalismo e aos golpes contra a democracia no Brasil e no mundo. “Nós precisamos reforçar cada dia mais a luta internacional em defesa da democracia, em defesa da justiça. O Brasil vive um período de golpe e nós aqui faremos essa denúncia”, declarou João Daniel.

 

Para ele, os debates e as denúncias feitas durante as atividades do Fórum são baseadas na certeza de que é possível construir uma sociedade justa e igualitária, onde os direitos garantidos à população não sejam violados. “Nesse momento de golpe, não há como não voltar ao povo brasileiro o direito de eleger um presidente. Não se pode negar o direito do presidente Lula ser candidato e o Brasil voltar a sonhar e realizar o sonho dos 200 milhões de brasileiros: uma sociedade justa, livre e soberana, articulada internacionalmente e com um mundo mais justo”, disse o deputado.

 

Sobre o Fórum Social Mundial

O Fórum Social Mundial é uma iniciativa da sociedade civil organizada, que teve sua primeira edição no ano de 2001, na cidade de Porto Alegre (RS). O evento ocorre a cada dois anos, sendo que, entre uma edição e outra, são criados fóruns temáticos alternativos para que os encaminhamentos articulados nos dias oficiais de atividades do FSM sejam debatidos e efetuados nos diferentes países e regiões representados no Fórum. A última edição do evento foi realizada em 2016, no Canadá.

 

Por Whagner Alcântara, sob supervisão de Edjane Oliveira