Direitos Humanos: João Daniel participa de audiência para mediar conflitos agrários em SC


Aracaju, 19 de maio de 2017

 

 

Integrando a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados (CDHM), o deputado federal João Daniel (PT) participou, nessa sexta-feira, dia 19, de audiência pública, no município de Xanxerê, em Santa Catarina, para tratar sobre conflitos agrários na região. O parlamentar esteve acompanhado pelo deputado Paulão (PT/AL), presidente da Comissão, e também do deputado Pedro Uczai (PT/SC).

 

O principal objetivo foi mediar o conflito que tem atingido cerca de 500 famílias que ocupam a área da Fazenda Chapecozinho 2. Representantes das áreas de conflito participaram do encontro, bem como da Justiça Agrária, Ouvidoria Agrária, Ministério Público estadual, Câmara de Vereadores, Defensoria Pública da União, entidades religiosas, movimentos sociais e deputados estaduais também acompanharam a audiência que seguiu até o início da tarde. Cerca de 600 pessoas participaram do debate, que aconteceu no Centro Paroquial de Xanxerê, para tentar encontrar uma solução.

No período da tarde, os deputados federais participaram de reunião com os deputados estaduais de Santa Catarina, integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), bispos que coordenam a Vara Agrária de Santa Catarina e a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa daquele Estado, representada pelos deputados Dirceu Dresch e Pedro Baldissera, ambos do PT. Na pauta, debates sobre os conflitos que têm ocorrido e reintegração de posse de áreas ocupadas.

 

Entre os encaminhamentos dessas diligências da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara, levar um relato da situação que foi encontrada em Santa Catarina para a Presidência Nacional do Incra, para que haja desdobramentos em realização de audiência e cobrança para o andamento nas vistorias e desapropriação de áreas.

 

Ainda na quinta-feira, os deputados participaram do Encontro da Agricultura Familiar, organizado por cooperativas e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf), quando puderam conhecer experiências de organização e também debater a atual conjuntura política nacional. João Daniel avaliou positivamente a viagem da comitiva. “Foi um encontro muito positivo, tanto para conhecer essas experiências como também para mediar essa situação de conflito que vem ocorrendo em Santa Catarina. Saímos muito confiantes de que vamos conseguir encaminhar várias questões colocadas pelos trabalhadores rurais e suas representações”, afirmou o deputado João Daniel.

 

Por Edjane Oliveira, da Assessoria de Imprensa