Deputado João Daniel lamenta morte do Frei Henri


Aracaju, 28 de novembro de 2017

 

 

Frei Henri: um lutador em defesa da reforma agrária

O deputado federal João Daniel (PT) lamentou a morte do Frei Henri des Roziers, aos 87 anos, uma grande referência militante em defesa das minorias e da reforma agrária. Ele morreu no último domingo, em Paris. O parlamentar lembrou o grande exemplo do Frei, um homem que deu sua vida em favor de grandes causas. Francês, Henri esteve no Brasil e dedicou sua vida à causa da luta pela terra como um dos grandes defensores dos povos indígenas, dos posseiros e dos trabalhadores rurais.

 

João Daniel lembrou que, entre as tantas defesas que fez, uma delas ficou marcada, como quando atuou, como advogado, como assistente no caso do assassinato do ex-sindicalista Jerônimo Alves de Amorim, em Xinguara. “Queremos deixar o nosso reconhecimento a todos os missionários e missionárias que vieram de várias partes do mundo para se integrarem a uma das causas mais nobres, o que, na história do Brasil, nós ainda não conseguimos resolver, que é o direito à terra aos índios e aos posseiros”, disse.

 

O Frei Henri fez da sua vida, na sua militância como frei, uma missão exemplar em defesa dessa causa, atuando em vários Estados do Brasil. João Daniel relatou que teve a oportunidade de conhecê-lo. “Um grande homem e exemplo de vida. Nos deixa seu legado na defesa da humanidade, na defesa da vida. E para todos os que o conheceram e puderam conviver com ele deixamos a nossa solidariedade”, completou.

 

Por Edjane Oliveira, da Assessoria de Imprensa

Foto: MST