Militância debate o papel dos movimentos sociais e sindical na atual conjuntura política


Aracaju, 29 de setembro de 2017

 

 

A noite dessa sexta-feira, dia 29, foi de debate entre militantes de movimentos sociais e sindical sobre seu papel contra o avanço do capital, na atual conjuntura política pela qual passa o país. O encontro, realizado no auditório do Sindicato dos Comerciários, foi organizado pela Esquerda Popular Socialista (EPS), tendência do Partido dos Trabalhadores em Sergipe, e o mandato do deputado federal João Daniel (PT/SE).

 

O debate teve a participação do secretário de Movimentos Populares da Executiva Nacional do PT, Ivan Alex, além do presidente estadual do PT/SE, Rogério Carvalho; o presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Ronildo Almeida; secretário de Estado da Agricultura, Esmeraldo Leal; Dalva Santos, da coordenação do Movimento Organizado dos Trabalhadores Urbanos (Motu); Lizandra Dawanny, presidenta da União Sergipana de Estudantes Secundaristas (Uses), além de representantes Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, do Coletivo Quilombo e de diversos sindicatos, como o dos trabalhadores da Construção Civil (Sintracon), dos Eletricitários (Sinergia), dos Engenheiros (Senge), entre outros.

 

Para Ivan Alex, o país passa por um momento difícil da conjuntura após o golpe e, portanto, esse debate é crucial, porque o movimento social tem um papel central no Brasil, hoje, na resistência ao golpe dado por esse governo do desmando. Ele avaliou a abertura desse debate como uma grande iniciativa política. Ivan ressaltou ainda a importância de estimular a formação política para a militância social e seus dirigentes.

 

“A formação política ajuda a despertar a consciência crítica, ajuda a compreensão. Dizem que quando você tem mais formação, você luta melhor, trabalha melhor, constrói melhor”, afirmou. Ivan Alex destacou ainda a importância que Sergipe teve na luta contra o golpe. “O papel de Sergipe nesse processo foi fundamental porque tem um deputado federal atuante e João Daniel hoje é uma liderança no Brasil, do MST, dos movimentos sociais e da Frente Brasil Popular”, disse.

 

O deputado federal João Daniel destacou a importância desse ato realizado com a militância. “Estamos reabrindo um grande debate em Sergipe e no Brasil. Esse debate de hoje, com a presença do Ivan e de todos os militantes, é para compormos um novo campo de discussão”, disse. Para o parlamentar, é fundamental que os militantes compreendam o que está acontecendo no Brasil hoje, senão perde o sentido da esquerda brasileira e do futuro. “E nosso futuro é sermos vitoriosos ou derrotados. Nesse momento está em jogo isso. O que vamos fazer não depende só de nós, mas de nós virarmos essa conjuntura”, ressaltou.

 

Por Edjane Oliveira, da Assessoria de Imprensa

Fotos: Márcio Garcez