Vitória do povo venezuelano



O deputado estadual João Daniel (PT) destacou hoje (15), na Assembleia Legislativa, a vitória do candidato chavista, Nicolás Maduro, para presidente da Venezuela. O petista avaliou o resultado como positivo para a esquerda internacional. João Daniel enfatizou a participação popular na eleição e o apoio do ex-presidente Lula (PT) na eleição de Maduro.

Ao iniciar seu pronunciamento, João Daniel disse que a vitória de Nicolás Maduro simbolizou a vitória popular. “Isso a grande mídia não pode negar. Segundo o registro da história, Hugo Chávez está entre os três maiores líderes da história e seu velório gerou muita comoção e grande participação popular. Vários amigos nossos participaram daquele momento que entrou para a história”. Em seguida, o deputado disse que “como lá não dá o direito do vice-presidente assumir, foi feita a convocação de uma eleição com a participação e a fiscalização de todos os órgãos e observadores nacionais e do mundo inteiro. Foi uma eleição bonita e muito disputada que resultou na vitória de Nicolás Maduro. Temos certeza que ele continuará avançando na democracia popular”.

João Daniel enfatizou que na Venezuela foi implantado um grande projeto de soberania popular. “Tem um projeto reconhecido pela Unesco de erradicação do analfabetismo que é modelo para a América Latina. Gostaria de registrar a participação do ex-presidente Lula que foi um dos cabos eleitorais. Ele pediu votos publicamente e defendeu o projeto de Nicolás Maduro que, para nós, será fundamental para o sucesso da Venezuela”.

Habacuque Villacorte, da Agência Alese (www.agenciaalese.se.gov.br)