Várias moções do deputado João Daniel são aprovadas na sessão desta quarta-feira


Por unanimidade, diversas moções de autoria do deputado João Daniel (PT) foram aprovadas na sessão desta querta-feira, 24.  Entre elas, a moção de apelo à presidente da República, Dilma Rousseff, ao ministro das Cidades, Aguinaldo Velloso Borges Ribeiro, ao presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Fontes Hereda, e ao governador do Estado, Marcelo Déda, pela construção de uma solução para o problema da falta de moradia, atendendo a reivindicação do Movimento Organizado dos Trabalhadores Urbanos (Motu).

Também foi aprovada a moção de aplauso aos coordenadores do Assentamento Onalício Barros, localizado no município de Estância, Carlos Nascimento e Edivânia Galote, pela recente inauguração de dez casas, construídas de forma coletiva. Outra moção de autoria do deputado petista aprovada foi a que apela à ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e ao presidente do Instituto Chico Mendes, Roberto Ricardo Vizentin, pela viabilização da criação de uma reserva extrativista da região sul do Estado de Sergipe, a fim de fortalecer as comunidades ribeirinhas dessa região.
Os parlamentares também foram unânimes em aprovar a moção de aplauso ao bispo auxiliar dom Henrique Soares da Costa e à Cáritas Arquidiocesana de Aracaju, pela realização do 18º Grito dos Excluídos, ocorrido durante as comemorações da Independência do Brasil, no dia 7 de setembro. Ainda foi aprovada a moção de aplauso ao cacique Lucimário Xocó, líder da tribo indígena Xocó, na Ilha de São Pedro, município de Porto da Folha, pelos 33 anos da retomada da posse das suas terras.
Outra moção dada entrada pelo deputado João Daniel e aprovada pelos seus pares foi a de aplauso à representante do Movimento Sindical na Comissão de Anistia dos Trabalhadores Demitidos da antiga Petromisa, pelos 21 anos de luta pela reintegração desses trabalhadores ao Sistema Petrobras, a exemplo da moção de aplauso ao presidente da Associação dos Agricultores do Projeto de Assentamento Roseli Nunes, em Estância, pelos 15 anos de luta e resistência das famílias de trabalhadores rurais ali residentes.
Mais duas moções que foram apresentadas pelo deputado petista aprovadas foram uma no sentido de oferecer orientação técnica aos proprietários de queijarias de pequeno porte em Sergipe, antes de qualquer autuação, para que seja garantido o funcionamento desses pequenos empreendimentos, responsáveis pela sobrevivência de milhares de famílias sergipanas. Além dela, o deputado apresentou e o plenário aprovou a moção de aplauso à presidente Dilma Rousseff pelo recente lançamento da campanha permanente pela conscientização no trânsito, no âmbito do Pacto Nacional pela Redução de Acidentes, com a finalidade de promover ações que conscientizem motoristas e reduzam a grande incidência de acidentes e mortes no país.

 

Com informações da Agência Alese (www.agenciaalese.se.gov.br)