Tendência EPS do Partido dos Trabalhadores realiza congresso em Aracaju


Aracaju, 14 de abril de 2015

A tendência Esquerda Popular Socialista (EPS) do Partido dos Trabalhadores (PT) realizou o I Congresso Estadual em Sergipe. Essa corrente do PT tem como objetivo trabalhar para estreitar os laços do partido com a militância ligada às forças populares. Um dos integrantes e coordenadores da EPS no Estado é o deputado federal João Daniel (PT/SE). Participaram do encontro filiados do PT, militantes, lideranças, representantes de movimentos sociais, estudantil, sindical, prefeitos e vereadores do partido e ligados ao PT.

 

Segundo o deputado João Daniel o objetivo de fortalecer essa corrente do PT para Sergipe é discutir com o partido a importância da participação, do estreitamento das relações principalmente com a militância ligada aos movimentos social, estudantil e sindical para debater políticas, projetos e fortalecer o PT. “O Partido dos Trabalhadores nasceu da história e da luta da classe trabalhadora e precisa manter firmemente seus princípios na defesa disso. Avançamos muito nos governos Lula e Dilma, mas precisamos fortalecer esse projeto no Estado de Sergipe, indo para todos os municípios. E esse é nosso objetivo: fortalecer esse projeto no Estado”, declarou.

Dezenas de pessoas de várias cidades sergipanas participaram do I Congresso Estadual da EPS, que aconteceu no último sábado, no auditório do Sindicato dos Comerciários, em Aracaju. João Daniel destaca que essa é uma corrente do PT criada há poucos anos, que pretende ser dentro do partido um espaço de crítica, autocrítica e construção dos verdadeiros princípios do Partido dos Trabalhadores, “que é o compromisso com as transformações sociais”, frisou.

 

A EPS tem em sua tendência dois deputados federais (João Daniel e Valmir Assunção –PT/BA) e a simpatia de vários outros, além de deputados estaduais. “Mas o forte da EPS é a militância dos movimentos de juventude, estudantil e social”, informou o deputado.

Congresso nacional

Nesse final de semana próximo, de 18 a 20 de abril, Sergipe recebe o I Congresso Nacional da Esquerda Popular Socialista. São aguardados delegados representando mais de 15 estados onde está organizada essa corrente do PT.

 

Por Edjane Oliveira, da Assessoria de Imprensa