Seminário debate em Porto da Folha regulamentação da lei que trata das dívidas rurais


 

Aracaju, 18 de novembro de 2016

 

 
Neste sábado, dia 19, acontece um seminário, no município de Porto da Folha, para debater sobre a regulamentação da lei que trata sobre a liquidação das dívidas dos pequenos produtores rurais junto aos bancos oficiais. O evento foi uma proposta do deputado federal João Daniel (PT/SE) e será realizado através da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados. O seminário terá início às 9 horas, no Centro Comunitário do Povoado Lagoa da Volta.

 

Através do requerimento n 309/2016, o deputado João Daniel propôs a realização desse seminário para poder tirar várias dúvidas dos pequenos agricultores quanto à regulamentação da Lei nº 13.340, de 14 de junho de 2016, tão aguardada para que possam quitar as dívidas que têm em bancos oficiais. Segundo o parlamentar, ainda existem muitas dúvidas e os agricultores encontram muitas dificuldades quando vão às agências bancárias para tirar suas dúvidas.

 

“São muitas as dificuldades que os pequenos agricultores sergipanos se deparam quando procuram as instituições bancárias para a negociação de suas dívidas referentes aos diversos programas de financiamento a que recorreram e cujas dívidas encontram-se em processo de cobrança, com impedimentos de novas contratações, além do risco da perda de seu patrimônio”, observou o deputado.

 

Para esse debate, foram convidados representantes do Banco do Nordeste do Brasil (BNB); Banco do Brasil; da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro); da Federação das Associações Comunitárias dos Produtores Rurais de Porto da Folha (Feacom); do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA); e da Associação Brasileira de Reforma Agrária (Abra).

 

Por Edjane Oliveira, da Assessoria de Imprensa