Seminário da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara debate Radiodifusão em Sergipe


Aracaju, 09 de junho de 2015

 

Atendendo a requerimento do deputado federal João Daniel (PT/SE), a Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara Federal vai realizar em Sergipe seminário para debater os planos, programas e projetos relacionados aos serviços de rádio comunitária e comunicação eletrônica no âmbito do Ministério das Comunicações. O seminário acontece no dia 15 de junho, a partir das 9 horas, no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe.

 

O seminário “Rádios comunitárias e comunicação eletrônica no estado de Sergipe” terá entre os palestrantes o secretário de Serviços de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações, Emiliano José da Silva Filho; o secretário de Estado da Comunicação de Sergipe, José Sales Neto; o prefeito de Poço Redondo; Roberto Araújo; o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS), Ailton Ribeiro de Oliveira; e o militante do Movimento de Rádio Comunitária em Sergipe, José Carvalho de Menezes.

 

De acordo com o deputado João Daniel, a cada dia mais a comunicação tem tido um papel muito importante no cotidiano e nos destinos da vida em sociedade. Ele observa que mesmo com o avanço da tecnologia e a internet cada vez mais presente na vida dos cidadãos, circulando de maneira muito rápida e em tempo real, o rádio continua desempenhando um papel de levar informações onde a internet não chega. “Através do rádio pode-se chegar em todos os lugares sem a necessidade de se estar conectado”.

 

O deputado ressalta que as rádios comunitárias são muito importantes, inclusive, como alternativa à grande mídia que se comporta como um braço político e tendencioso. “Através das rádios a população expõe seus problemas, suas críticas e seus desejos e por meio delas que a população participa do processo de desenvolvimento da sociedade bem como temas de interesse nacional e mundial”, disse.

 

Segundo Daniel, a função da rádio comunitária é informar às pessoas o que acontece perto de sua casa, no seu bairro, na sua comunidade o que acontece em sua cidade que atrai a atenção dos ouvintes de uma rádio comunitária. E esse é bem o papel da rádio comunitária: se instalar para ocupar um espaço não preenchido pela mídia comercial, servindo de veículo de comunicação e socialização de informação.

 

Por Edjane Oliveira, da Assessoria de Imprensa