Proposta de João Daniel para debater situação do projeto do Canal do Xingó é aprovada na Cindra


Aracaju, 10 de maio de 2018

 

 

 

Com o objetivo de debater a situação do projeto Canal do Xingó, foi aprovada proposta apresentada pelo deputado federal João Daniel (PT), na Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (Cindra). O requerimento 200/18 foi aprovado por unanimidade, na sessão realizada esta semana. O projeto Canal do Xingó foi idealizado com o objetivo de garantir água para abastecimento humano e desenvolvimento econômico no semiárido. Ele prevê, em Sergipe, aproveitamento dos recursos naturais nos municípios de Canindé do São Francisco, Poço Redondo, Porto da Folha, Monte Alegre de Sergipe, Nossa Senhora da Glória.

 

Serão convidados a participar da audiência pública representantes do Ministério da Integração Nacional, Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seagri), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), da Via Campesina, do Fórum dos Secretários de Agricultura da Região do Alto Sertão, em especial das Secretarias de Agricultura dos Municípios de Monte Alegre e de Canindé de São Francisco, bem como representantes do Território da Cidadania do Alto Sertão Sergipano.

 

O projeto Canal do Xingó visa disponibilizar água por um canal com cerca de 310 quilômetros de extensão, com tomada d’água no reservatório de Paulo Afonso, na Bahia, desenvolvendo-se gravidade ao longo de todo o percurso até o município de Nossa Senhora da Glória. Uma vez concluído, o projeto irá fortalecer a pecuária leiteira, a agricultura irrigada, agroindústrias, apicultura e piscicultura, a exploração do turismo no cânion do São Francisco e outras ações que, com certeza, contribuirão para o desenvolvimento do Estado de Sergipe.

 

Foto: Codevasf