Na Câmara, deputado João Daniel presta homenagem a Rosalvo Alexandre


Aracaju, 14 de julho de 2015

Durante a sessão desta terça-feira, dia 14, o deputado federal João Daniel (PT) ocupou a tribuna da Câmara para fazer um registro em homenagem ao militante político sergipano Rosalvo Alexandre, falecido na madrugada do último sábado, dia 11, em Belo Horizonte (MG), aos 69 anos, após uma crise respiratória. João Daniel destacou a importância para a política desse grande pensador e ativista da política brasileira. “Rosalvo foi um importante lutador que resistiu às atrocidades da ditadura militar e persistiu lutando pela democracia e pela justiça”, destacou.

 

Rosalvo Alexandre era engenheiro agrônomo por formação e ex-vereador de Aracaju. Popularmente conhecido em Sergipe pelo apelido de “Bocão”, iniciou sua militância política no Colégio Estadual Atheneu Sergipense, integrando a base estudantil do Partido Comunista Brasileiro (PCB), o “Partidão”, na época uma agremiação clandestina.

 

Durante a ditadura militar, Rosalvo foi preso e torturado na Operação Cajueiro. Filiou-se ao Movimento Democrático Brasileiro, que deu origem ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), sigla que ajudou a fundar em Sergipe juntamente com o atual governador de Sergipe, Jackson Barreto, e vários outros militantes de esquerda.

Rosalvo Alexandre

Conhecido por sua irreverência e bom humor, Rosalvo se tornou conselheiro político de grandes lideranças de Sergipe, a exemplo do ex-governador Marcelo Déda e do atual governador, com quem cultuou uma relação de amizade fraterna desde a juventude.

Uma das suas últimas participações de Rosalvo Alexandre em solenidades públicas foi durante a instalação da Comissão Estadual da Verdade, no último dia 30 de junho. “Tivemos a honra de acompanhar o sepultamento deste grande companheiro, na manhã da segunda-feira, e prestar, na ocasião, uma última homenagem, na presença dos seus familiares e das centenas de amigos que foram dar adeus ao companheiro”, disse João Daniel.

 

O deputado prestou sua solidariedade à família de Rosalvo Alexandre e lamentou a perda desse incansável lutador pela democracia. “Como bem afirmou o governador Jackson Barreto ao lamentar o falecimento do amigo por meio das redes sociais, em razão de estar em viagem fora do país, Rosalvo era uma das mentes mais argutas de Sergipe e inspirou uma geração que, apesar de todas as adversidades vividas ao longo de décadas, manteve vivos os seus sonhos e utopias em torno da construção de um mundo verdadeiramente mais igualitário, mais justo e mais humano”, finalizou.

Por Edjane Oliveira, da Assessoria de Imprensa

Foto 1: Márcio Garcez