Moradia: João Daniel registra entrega de casas no conjunto Neuzice Barreto


Aracaju, 27 de maio de 2015

A concretização do sonho da casa própria para 600 famílias que viviam em locais inadequados e condições insalubres foi destacada pelo deputado João Daniel (PT/SE), na Câmara dos Deputados, na sessão desta quarta-feira, dia 27. O parlamentar registrou a inauguração, na última sexta-feira, do conjunto Residencial Neuzice Barreto, no município de Nossa Senhora do Socorro.

 

A obra foi realizada pelo governo do Estado, em parceria com o governo federal, através do Programa Pró-Moradia. “Queria parabenizar toda a equipe do governador Jackson Barreto, o município de Socorro, em nome do prefeito Fábio Henrique e, em especial, todas as famílias da região do Areal Mangabeira que foram beneficiadas com esse projeto importante que traz dignidade a elas”, disse o deputado.
Antes, essas pessoas contempladas com as casas moravam em locais inadequados, próximo à ponte do Rio do Sal, embaixo de pontes, a maioria pescadores e trabalhadores de famílias muito pobres. As casas entregues são padronizadas, compostas por varanda, sala, cozinha, banheiro, dois quartos e área de serviço. Trinta delas são adaptadas para pessoas com deficiência, com rampa de acesso e banheiro adaptado.
No conjunto Neuzice Barreto foram realizados, ainda, os serviços de terraplenagem, drenagem pluvial, alimentação e rede de distribuição de água, esgotamento sanitário, pavimentação, urbanização e rede de iluminação pública, além de 121 rampas de acesso adaptadas para pessoas com deficiência e 2.121 m2 de área de pavimentação com piso tátil.

 

Investimento

Ao todo foram investidos no empreendimento R$ 24.895 milhões, em parceria entre o governo do Estado e governo federal, através do Programa Pró-Moradia. Esse programa tem como finalidade a viabilização de moradia digna a famílias de baixa renda, residentes em assentamentos precários e que recebem até 3 salários mínimos. É gerido pelo Ministério das Cidades, operacionalizado pela Caixa Econômica Federal e executado pelo Governo do Estado.
Em Sergipe, o programa contempla a construção de 1.180 unidades habitacionais para famílias que residem em situações insalubres, sendo que as outras 580 unidades habitacionais estão sendo construídas em Aracaju, nas ocupações da avenida Euclides Figueiredo, no bairro Porto Dantas, orçadas em cerca de R$ 31 milhões.

 

Por Edjane Oliveira, da Assessoria de Imprensa

Foto 1: Márcio Garcez

Foto 2: Marcelle Cristinne, da ASN