Mineiros de Sergipe recebem solidariedade do deputado João Daniel


 

Aracaju, 25 de fevereiro de 2015

Durante discurso feito na sessão desta quinta-feira, dia 25, na Câmara, o deputado federal João Daniel (PT) prestou solidariedade às trabalhadoras e aos trabalhadores mineiros de Sergipe que vêm realizando uma série de mobilizações e denunciando agressões e não pagamentos por parte da Vale do Rio Doce. Em nome do Sindimina, que representa a categoria, ele saudou a todos.

 

Segundo o parlamentar, em Sergipe, a Vale Fertilizantes deixou de pagar a participação nos lucros e resultados de 2015 que seria pago este ano. Além disso, a empresa vem se negando a reajustar o salário dos trabalhadores e não efetuou o pagamento do abono salarial conforme previsto no acordo coletivo. “Essas paralisações que o sindicato determinou e que vêm ocorrendo têm a nossa solidariedade e a solidariedade dos movimentos sociais de Sergipe”, afirmou.

 

Na quarta-feira, os trabalhadores fizeram um protesto e interditaram o acesso às instalações da mina de potássio, localizada no município de Rosário do Catete. A manifestação contou com participação expressiva dos trabalhadores, apesar das ameaças e pressão para que não houvesse adesão. O ato na Vale teve apoio de movimentos sociais como MST, Motu, da Central Única dos Trabalhadores (CUT), da Federação Interestadual dos Mineiros (Fitem), entre outros. O deputado João Daniel fez um apelo para que a empresa atenda às reivindicações e respeite os direitos dos mineiros sergipanos.

 

Por Edjane Oliveira, da Assessoria de Imprensa

Foto: Site Expressão Sergipana