Mandato participa de I Seminário de Políticas Agrícolas de Canindé


Aracaju, 05 de setembro de 2017

 

 

Nesta terça-feira, dia 5, o mandato do deputado federal João Daniel participou do I Seminário de Políticas Agrícolas de Canindé de São Francisco, realizado pela Prefeitura do município, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Água e Meio Ambiente. O evento foi uma oportunidade para discutir políticas pública para o campo no município.

 

Entre os participantes, a prefeitura, através do prefeito Ednaldo da Farmácia e o secretário de Agricultura, Rildo Joaquim; o Incra, Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), secretário de Estado da Agricultura, Esmeraldo Leal; a Emdagro, através do diretor Técnico, Gismário Nobre; Movimento dos Trabalhadores rurais Sem Terra (MST), Câmara de Vereadores, Banco do Nordeste, Banese, IBGE e Pronese.

 

Na pauta debatida, a titulação dos lotes dos assentamentos, a emissão da DAP – Declaração de Aptidão para filhos de assentados – os chamados agregados –, crédito de instalação e também foi bastante abordada a questão de quem será responsável pela emissão da DAP para os agregados dos assentamentos.

 

Na oportunidade, a Seagri falou sobre o convênio para obtenção de terra que beneficia 1.200 famílias no sertão. O representante do IBGE abordou sobre o Censo Agropecuário. Já o do Pronese tratou sobre o Crédito Fundiário e o do MDA, sobre o Garantia Safra. Os representantes do Banco do Nordeste e do Banese trataram com os participantes sobre as linhas de crédito para os assentados e também sobre a Lei 13.340, que trata sobre a renegociação e liquidação de dívidas de crédito rural. O seminário foi realizado no auditório da Secretaria Municipal de Agricultura de Canindé.

 

Por Edjane Oliveira, da Assessoria de Imprensa