João Lula Daniel comemora aprovação de resolução que beneficia as pequenas queijarias sergipanas


Comissao geral 100418 3No início da tarde desta quarta-feira, dia 25, o deputado federal João Lula Daniel (PT), no plenário da Câmara Federal, festejou a aprovação de uma resolução que trata da simplificação da licença ambiental para atividade das pequenas queijarias do Estado de Sergipe. A aprovação foi feita na manha última sexta-feira, dia 20, pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente (Cema), presidido pelo secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Olivier Chagas.

Esta decisão permite que cerca de 150 pequenas queijarias sergipanas saiam da clandestinidade e tenham reduzidos os custos com o licenciamento. “Quero parabenizar a luta do alto sertão, em especial de Nossa Senhora da Glória. Aproveito para saudar, em nome de todos os vereadores e vereadoras de Sergipe, a companheira Nininha, que está aqui do meu lado, professora, lutadora lá de Nossa Senhora da Glória, que engrandece o nosso partido e engradece a luta em defesa do alto sertão, em defesa da educação, das queijarias e da economia regional”, disse João Daniel em seu discurso.

A licença baseia-se na Resolução nº 385 de 27 de dezembro de 2016 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que cuida das questões sanitárias para pequenas empresas agroindustriais de leites e derivados.   Além da Semarh, o Cema tem participação de outros órgãos do Estado, a exemplo da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) e da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro).

 

Por: Whagner Alcântara, sob supervisão de Edjane Oliveira