João Daniel visita tribo Xokó no dia de São Pedro e recebe demandas de indígenas


Aracaju, 29 de junho de 2015

 

O deputado federal João Daniel (PT/SE) esteve visitando, nesta segunda-feira, a comunidade indígena Xokó, na Ilha de São Pedro, no município de Porto da Folha. No dia 29 de junho, a aldeia comemora a data dedicada ao santo que dá nome à ilha. Reafirmando seu compromisso histórico com a comunidade indígena Xokó, João Daniel esteve presente a convite do cacique Lucimário Apolônio, o Cacique Bá.

 

Na visita à tribo, o deputado pode ouvir as lideranças locais – a exemplo do pajé Raimundo e Lindomar Xokó, além do cacique – e receber delas as reivindicações para a aldeia, a exemplo de projetos produtivos para os indígenas, especialmente voltados para a pesca, melhorias na infraestrutura do local, com estradas e cerca para os perímetros, entre outros.

 

Outra reivindicação dos Xokós já encaminhada por João Daniel é a melhoria da telefonia móvel na comunidade. Para isso, o parlamentar encaminhou a indicação número 551/2015, em que solicita ao ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, a instalação de antena de telefonia móvel nessa comunidade indígena, tendo em vista a dificuldade que existe atualmente para a comunicação dos moradores da Ilha de São Pedro com outras pessoas.

 

João Daniel também se comprometeu em intermediar uma audiência entre representantes dos índios Xokós e o governador Jackson Barreto e também com o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), João Pedro Gonçalves da Costa. Durante a visita, o deputado recebeu ainda demandas com relação ao Centro de Referência da Assistência Social (Cras), inaugurado em 2010, mas que precisa de recursos para o seu pleno funcionamento.

 

Por Edjane Oliveira, da Assessoria de Imprensa

Fotos: Márcio Garcez