João Daniel se solidariza com famílias sem teto de Pirambu que lutam por posse de terreno


Aracaju, 05 de junho de 2014

João Daniel recebe sem tetos de Pirambu que foram à Assembleia

João Daniel recebe sem tetos de Pirambu que foram à Assembleia

O deputado estadual João Daniel (PT) prestou solidariedade e se somou à luta dos trabalhadores sem teto de Pirambu, que ocupam uma área da União no município. Um grupo com mais de 200 famílias ocupantes e integrantes do Movimento Nacional de Luta por Moradia (MNLM) foram à Assembleia Legislativa pedir apoio para que não tenham que deixar o terreno onde estão acampados desde o mês de outubro do ano passado. No total, são cerca de 1.800 famílias vivendo na área. Na tribuna da Assembleia Legislativa, na sessão desta quinta-feira, dia 5, João Daniel informou que o governo federal, através da União, ainda tem várias áreas importantes localizadas em diversas regiões do Estado, inclusive na capital, bem localizadas e que devem ser destinadas. “No governo Lula tivemos importantes avanços e também no governo Dilma, e essas áreas têm que ser usadas para interesse social e o maior interesse social delas está ligado ao povo brasileiro, ao trabalhador do campo e da cidade”, disse. Segundo o deputado, em Pirambu, essa área ocupada é da Superintendência de Patrimônio da União (SPU) e vem sendo reivindicada para o direito de moradia dessas famílias. No entanto, há na Justiça um pedido de reintegração de posse, marcado para os próximos dias. João Daniel informou que já participou de audiências na SPU nesse sentido e, inclusive, apresentou uma moção solicitando a doação desse terreno.

sem teto pirambu pronunciamento (10)

Deputado levou a questão à tribuna da AL

“Ela foi aprovada e encaminhada ao Ministério do Planejamento, com resposta da ministra Miriam Belchior à SPU, no sentido de que viabilize, dentro das condições legais, essa solicitação dos sem teto de Pirambu, para que possam construir suas residências”, relatou.

Acampados de Pirambu acompanharam a sessão

Acampados de Pirambu acompanharam a sessão nas galerias da Casa

O deputado informou ainda que vai solicitar que o governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), possa acompanhar essa questão, fazer o cadastro das famílias e viabilizar um projeto social para essas elas. João Daniel empenhou seu apoio às famílias sem teto. Ele apelou ao governo federal e estadual que possam se sensibilizar com essa questão e possibilitar que esse terreno seja utilizado de forma social. “Essas áreas não podem ficar acumuladas nas mãos de grileiros e de pessoas para especulação imobiliária”, disse. João Daniel também pediu o apoio da Assembleia, da sua bancada, em especial do Partido dos Trabalhadores. Ao final da sessão, o deputado João Daniel acompanhou a representação dos sem teto até a Superintendência de Patrimônio da União, onde protocolaram um documento pedindo a suspensão da reintegração de posse. “Acredito que vai se achar uma solução merecida, justa e digna, que é a doação do terreno aos trabalhadores sem teto de Pirambu que lutam por isso”, finalizou.   Por Edjane Oliveira, da Assessoria de Imprensa Fotos: Ronaldo Sales