João Daniel se engaja na luta por mais creches de qualidade para filhos das trabalhadoras


Na tribuna da Assembleia Legislativa, na sessão de hoje, o deputado estadual João Daniel (PT) registrou a audiência pública realizada na última sexta-feira, dia 23, na Sala das Comissões da Casa, para discutir o atendimento e a necessidade vagas em creches no Estado. O parlamentar disse que o encontro foi uma solicitação de vários movimentos sociais, incluindo a Marcha de Mulheres, Defensoria Pública, sindicatos, centrais sindicais, movimentos populares, para articular uma pauta para discutir com o governo do Estado e o governo federal.

Segundo João Daniel, a creche para os filhos das trabalhadoras é uma conquista garantida pela Constituição Federal de 1988. “É uma pauta que vem sendo debatida nos movimentos sociais. O governo Dilma Rousseff ampliou o programa e há uma disposição do governo do Estado em disponibilizar algumas reivindicações. Todos os movimentos sociais, em especial o momento estudantil, estão engajados em lutar por essas demandas e esta é uma pauta que queremos encampar”, declarou.

O deputado, líder da bancada do Partido dos Trabalhadores na Assembleia, acrescentou que as mulheres ao sair para seu trabalho, seja público, formal ou informal, merecem e precisam que suas crianças possam ficar num local decente, onde tenham boa alimentação e boa educação. “Há uma discussão das atuais creches, que têm dificuldade de funcionamento. A pauta dos movimentos sociais trata de um grande problema que é o bom funcionamento das atuais creches e a criação de outras em locais onde haja demanda, tanto na capital quanto no interior”, destacou.

João Daniel disse ainda que firmou o compromisso de solicitar audiência junto ao governo do Estado, as secretarias envolvidas e as representantes das mulheres do movimento, para que a pauta seja discutida e, em havendo condições, sejam atendidas.

Por Edjane Oliveira, da Assessoria

Foto: Maria Odília, da Agência Alese