João Daniel registra realização de IX Congresso Brasileiro de Agroecologia


 

Aracaju, 6 de outubro de 2015

 

O deputado João Daniel parabenizou todos os participantes do 9º Congresso Brasileiro de Agroecologia, realizado entre os dias 28 de setembro e 1º de outubro, em Belém, no Pará. Em discurso na Câmara dos Deputados, na sessão desta terça-feira, dia 6, ele parabenizou a delegação sergipana que esteve no Congresso. João Daniel ressaltou que este é um tema que ele acompanha de perto. “Esse é um tema de nosso interesse e que é o futuro da agricultura no mundo, da alimentação, da produção de alimentos saudáveis”, destacou.
Ele parabenizou a professora Irene Maria Cardoso, da Universidade Federal de Viçosa (MG), eleita para presidir a nova diretoria da Associação Brasileira de Agroecologia no biênio 2016/2017. “De parabéns todos os estudiosos, lideranças e movimentos que lutam em defesa da agroecologia”, disse.

 

Esta edição do Congresso discutiu a temática da Diversidade e Soberania na Construção do Bem Viver. O Congresso Brasileiro de Agroecologia é organizado pela Associação Brasileira de Agroecologia (ABA). Mais de três mil congressistas participaram e foram apresentados à sociedade mais de 1400 trabalhos científicos, contribuição de estudantes, agricultores, quilombolas, ribeirinhos, indígenas e povos tradicionais na construção do conhecimento agroecológico.
Durante o 9º Congresso Brasileiro de Agroecologia foi referendado o entendimento de que a agroecologia somente pode se construir sobre três pilares: ciência, movimento e a prática camponesa. O deputado acrescentou que políticas como a Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (PNAPO), Política Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) puderam demonstrar em diversos trabalhos apresentados no Congresso que é possível produzir para a sociedade brasileira alimentos saudáveis em territórios camponeses, sem que haja concentração de terras, monopolização produtiva e uso de venenos.

 

Por Edjane Oliveira, da Assessoria de Imprensa

Foto: Igor Lopes/Via Campesina