João Daniel registra investimento do governo em esgotamento sanitário em Itabaiana


Aracaju, 13 de outubro de 2015

Secretário Olivier Chagas destaca importância dessa obra para a população

Em discurso na Câmara Federal, na sessão desta terça-feira, dia 13, deputado João Daniel (PT) avaliou como muito importante a ação do governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Semarh), com a assinatura da ordem de serviço para a implantação de esgotamento sanitário no município de Itabaiana, no agreste sergipano. O ato de assinatura aconteceu na última sexta-feira, dia 9, e o parlamentar esteve presente. Em seu pronunciamento, destacou a atuação do secretário de Meio Ambiente, Olivier Chagas, à frente da pasta. “Essa á uma das obras mais importantes para Itabaiana, realizada dentro de um grande programa realizado pelo governo, o Águas de Sergipe”, disse.

 

O deputado parabenizou o governador do Estado, Belivaldo Chagas, e o governo de Sergipe que nessa parceria vem desenvolvendo um grande trabalho junto com a Semarh para diversos municípios. Nessa primeira etapa do serviço em Itabaiana, o investimento será de R$ 22,4 milhões, recurso que compreende a construção da estação de tratamento de esgoto (ETE), da principal estação elevatória do sistema, e a interligação da rede de esgoto existente. A intervenção integra o Programa Águas de Sergipe e inicia o processo de limpeza do Açude da Marcela, que hoje recebe todo o esgoto da cidade sem tratamento, escorre no rio Jacarecica, afluente do rio Sergipe e de onde é captada água para o abastecimento da cidade.

 

João Daniel, o secretário Olivier e a deputada Ana Lúcia que prestigiou a assinatura da OS

Essa primeira etapa possibilitará que Itabaiana tenha a infraestrutura necessária para o recebimento do esgotamento sanitário de toda a área central da cidade, o que representa cinco mil ligações de esgoto. Segundo o deputado, a segunda etapa está prevista para ser iniciada no próximo ano, com investimento de mais R$ 42 milhões. A elaboração dos documentos técnicos para o início dos trabalhos da segunda etapa já está em andamento e a previsão para contratação da obra é para o início de 2016.

 

Juntos com Nino, liderança em Itabaiana

Assim como destacou o secretário do Meio Ambiente, Olivier Chagas, durante a solenidade de assinatura da ordem de serviço, o deputado João Daniel ressaltou a grande importância dessa obra para a saúde da população de Itabaiana. Num momento em que a questão ambiental é tão debatida, essa obra, observou o deputado, vai permitir que o esgotamento sanitário do município seja tratado e não venha a poluir o açude tão importante para Itabaiana e, como consequência, o meio ambiente.

 

Por Edjane Oliveira, da Assessoria de Imprensa