João Daniel registra inauguração de casas do Assentamento Onalício Barros


O deputado estadual João Daniel (PT) usou a tribuna da Assembleia Legislativa na sessão de hoje, dia 13, para destacar a comemoração ocorrida ontem, durante a inauguração das casas do Assentamento Onalício Barros, uma homenagem ao jovem lutador que integrava a direção nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), que foi assassinado por forças contrárias à reforma agrária.

“A inauguração aconteceu com uma festa linda, com todas as comunidades próximas, que reuniu centenas de pessoas, juventude da região, num grande ato de comemoração e fortalecimento da luta”, registrou. Segundo o deputado, além das moradias, o assentamento conta com um projeto de produção de autossustentação inicial, ainda sem financiamento. “Queremos homenagear essas dez famílias que estão à beira da BR-101, no início da divisa dos municípios de Estância e Itaporanga d’Ajuda”.

Fazendo um breve histórico, o deputado João Daniel lembrou que o assentamento começou no dia 12 de fevereiro de 2005 e foi legalmente homologado no dia 16 de fevereiro de 2010 e agora faz essa comemoração. “Nossa homenagem às dez famílias que conservam e reorganizam toda luta naquela região e trazem a fé, a esperança, a bandeira da luta na região, bem como os demais assentamentos próximos, como o 17 de Abril, Paulo Freire, Rosa Luxemburgo, Manuel Ferreira e outros”, disse, aproveitando para parabenizar também a superintendência do Incra em Sergipe e os técnicos que colaboraram para a realização desse assentamento.


Edjane Oliveira, da Agência Alese (
www.agenciaalese.se.gov.br)