João Daniel registra homenagem a Padre Geraldo em novo assentamento


Aracaju, 13 de novembro de 2015

 

O deputado federal João Daniel (PT) parabenizou as famílias que receberam a posse da terra da área da antiga Fazenda Sambaíba, no município Pirambu, limite com Japaratuba, e destacou importante homenagem feita pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e pelo Incra ao ex-prefeito de Japaratuba, Padre Geraldo, que dá nome ao novo Assentamento. Ele classificou como mais do que justo o reconhecimento a esse grande homem. O ato de imissão de posse aconteceu na última segunda-feira, motivo de comemoração para 22 famílias que lutavam há vários anos pelo direito à terra.

 

“Homenagearam esse Assentamento com o nome de uma das pessoas que mais lutaram no Estado de Sergipe, no Nordeste, em especial, na região de Cotinguiba, e tem sua marca em Japaratuba, o Padre Geraldo. Ele foi ex-prefeito, uma grande liderança, referência de trabalho, de honestidade, que veio da Bélgica e deu a sua vida inteira ao povo sergipano”, disse João Daniel em pronunciamento na sessão da Câmara dos Deputados de quinta-feira, dia 12.
O deputado parabenizou as famílias por essa conquista e também registrou suas congratulações ao Incra e às lideranças locais por essa importante homenagem a esse grande homem. “Padre Geraldo foi e sempre será um exemplo de luta para o povo brasileiro, em especial sergipano”, disse João Daniel.

 

Padre Gerard Lothaire Jules Olivier, ou simplesmente padre Geraldo, como ficou conhecido em terras sergipanas, faleceu em junho de 2013, aos 76 anos de idade.  Nascido na Bélgica. Chegou a de Japaratuba, município para onde foi designado para estar à frente da Paróquia local, em 1965. Sempre empenhado em questões ligadas à terra e sociais, Padre Geraldo teve uma identificação muito grande com os sergipanos.  Candidatou-se a prefeito do município, tendo sido eleito na segunda tentativa ao cargo, em 1988. Em 2013, quando faleceu, Padre Geraldo estava no comando da Prefeitura de Japaratuba e sua morte foi muito sentida pela população.

 

Foto: Márcio Garcez

Educação no campo

Em seu discurso na sessão desta quinta, o deputado João Daniel também registrou a reunião que teve com a presidenta nacional do Incra, Lúcia Falcón, na quarta-feira, com a presença do secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho. “Tivemos a oportunidade de iniciar um grande debate, com propostas sobre a questão da educação no campo no Brasil, em especial no Estado de Sergipe. Vamos trabalhar e acredito numa grande parceria do governo federal, através do Incra e da Codevasf, mas em especial com o Incra e o Governo do Estado de Sergipe, através da Secretaria de Educação, para a implantação de escolas nas áreas de assentamento”, afirmou o deputado.

João Daniel disse que ouviu do secretário, que representou o governador Jackson Barreto, e da presidenta Lúcia Falcón e sua diretoria que essa é uma das questões mais importantes para o campo, em especial para as áreas rurais, seja assentamentos, comunidades quilombola ou agricultura familiar: acesso ao conhecimento, escolas preparadas, escolas com formação técnica. “Dessa forma, poderemos desenvolver um grande trabalho para a nossa juventude. Juventude que vai levar para o nosso País, para o Estado de Sergipe, a esperança e a certeza de uma Nação justa, livre e fraterna. Eu tenho certeza de que a presidenta, cujo lema de seu governo é Pátria Educadora, dará total apoio a esse grande projeto que em breve iremos implantar”, declarou.

 

Por Edjane Oliveira