João Daniel registra criação da Superintendência da Conab em Sergipe


Aracaju, 03 de junho de 2014

O deputado estadual João Daniel (PT) registrou, na sessão desta terça-feira, dia 3, a criação da Superintendência da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em Sergipe, ocorrida na última sexta-feira, dia 30, quando foi empossado o superintendente Emanoel Carneiro Silva. O parlamentar esteve presente, a convite do governador Jackson Barreto. A solenidade contou também com a presença do diretor nacional do órgão, Rubens Rodrigues dos Santos.

De acordo com o deputado João Daniel, desde o governo do presidente Lula foi iniciada a reestruturação da Conab. Antes, as ações da Conab no Estado eram dirigidas pela Superintendência Bahia/Sergipe, com a superintendente Rose Pondé, “que teve um grande trabalho reconhecido por todos que a acompanharam”, disse.

O deputado acrescentou que, com a criação da nova Superintendência, o órgão em Sergipe será dirigido por um funcionário de carreira, que já atuava em Sergipe, Emanoel Carneiro Silva. “Desejamos que ele possa fazer um bom trabalho, ele que já acompanhava o trabalho de Rose Pondé. E que o governo federal possa criar uma estrutura de apoio para garantir os programas já operados pela Conab”, acrescentou.

João Daniel avaliou como fundamental o papel desempenhado pela Conab para a pequena agricultura e assentamentos no país. Por conta disso, ele defendeu que a companhia seja ainda mais fortalecida, que tenha condições de manter a política de preço mínimo, formação de estoque e a operação de todos os programas já existentes. O deputado algumas das ações da Conab em Sergipe, como a garantia do preço do milho no período da estiagem a R$ 18, quando o preço do mercado era R$ 40, além do Programa de Aquisição de Alimentos, de distribuição, no controle de preço da citricultura em vários momentos.

O deputado João Daniel parabenizou a articulação feita pelo governador Jackson Barreto e pelo governo federal, através da presidente Dilma Rousseff, pela criação da Superintendência em Sergipe. “E que ela possa ter estrutura e possa funcionar bem para ajudar na defesa e apoio à agricultura familiar, camponesa, assentamentos, comunidades quilombolas e indígenas.

Professores
Em seu pronunciamento, o deputado João Daniel também se solidarizou com os professores da rede estadual de ensino, que se encontram em mobilização. Ele saudou a presidente do Sintese, Ângela Melo, presente à Assembleia na manhã de hoje. “Esperamos que o governo do Estado possa atender as reivindicações apresentadas nessa negociação. Acredito que Jackson Barreto tem acompanhado essa questão e esperamos que ele possa buscar uma solução para essa questão da luta dos professores”, disse.

 

Por Edjane Oliveira, da Assessoria

Foto: Wellington Barreto/ANS