João Daniel registra celebração dos 45 anos de sacerdócio do Frei Roberto


Aracaju, 16 de novembro de 2016

 

 

Na sessão dessa quarta-feira, dia 16, o deputado federal João Daniel (PT/SE) registrou a realização do 28º Encontro das Comunidades, no último domingo, e, na segunda-feira, a homenagem e celebração dos 45 anos de sacerdócio de Frei Roberto Eufrásio de Oliveira, da qual ele participou. O parlamentar destacou a importância do religioso para a região do Baixo São Francisco e Alto Sertão sergipano. “Frei Roberto nasceu no Estado do Ceará e dedicou sua vida à Região Nordeste, em grande parte do tempo à região do Baixo São Francisco e Alto Sertão, em especial na Diocese de Propriá”.

 

Em seu discurso, o deputado João Daniel lembrou que teve a oportunidade de conhecer o Frei Roberto e conviver, por um período, com ele naquela região, especialmente nos municípios de Gararu, Porto da Folha, Nossa Senhora da Glória, Graccho Cardoso, Itabi, Nossa Senhora de Lourdes e toda aquela região do Alto Sertão. “São 45 anos dedicados ao compromisso com a população mais pobre, ao compromisso com os excluídos, ao compromisso com a terra, com a agroecologia, com as comunidades eclesiais de base, com os povos indígenas, com os sem-terra, com os posseiros, com aqueles que preservam a natureza”, destacou.

 

O deputado João Daniel relatou que viu centenas de pessoas reunidas para realizar o 28º Encontro das Comunidades, sob a liderança de Frei Roberto. “E, na última segunda-feira, tive a oportunidade de participar da homenagem que fizeram todas as comunidades daquela região, de vários Estados, mas em especial da Região do Alto Sertão e da Diocese de Propriá”, disse.

 

Para João Daniel, o religioso é um dos grandes símbolos de luta, de resistência e de compromisso com a vida e os povos. “Um homem com 45 anos de vida sacerdotal e de luta com a terra, com a natureza, com a distribuição da terra e a questão da reforma agrária, com o desenvolvimento das comunidades, com inclusão, participando de debates e organizando toda a questão, em especial, a ligação com a natureza, as sementes, a água e a vida”, classificou o deputado, acrescentando que Frei Roberto é o exemplo daquilo que o Papa Francisco hoje mostra e prega para o mundo inteiro.

 

Por Edjane Oliveira, da Assessoria de Imprensa

Fotos: Márcio Garcez