João Daniel reafirma compromisso com luta dos povos indígenas


Aracaju, 11 de maio de 2016

 

Em pronunciamento feito na sessão da Câmara desta quarta-feira, dia 11, o deputado federal João Daniel (PT/SE) reafirmou seu compromisso com a luta dos povos indígenas do Brasil. O parlamentar, coordenador do Núcleo Agrário do Partido dos Trabalhadores na Câmara, esteve hoje visitando o 12º Acampamento Terra Livre, que reúne cerca de mil lideranças indígenas de todo país em Brasília.

 

Organizado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), o acampamento discutirá, até a próxima sexta-feira, dia 13, temas que dizem respeito às garantias e ameaças a direitos dos povos indígenas no Brasil, a exemplo da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 215, que trata sobre a demarcação de terras, e outras iniciativas legislativas que têm como objetivo retirar direitos desses povos. “Esse acampamento é uma demonstração da firmeza e luta dos povos indígenas pelo direito mais sagrado que é o direito à demarcação de suas terras”, disse João Daniel.

 

O deputado reafirmou sua total solidariedade aos povos indígenas do Brasil. João Daniel também lamentou que a PEC 215 esteja em tramitação na Câmara, proposta essa que tem como intenção retirar do Poder Executivo a atribuição da demarcação das terras indígenas e passar para o Legislativo, além, também, da CPI da Funai, que, segundo o parlamentar, persegue e tem como objetivo enfraquecer a Funai.

 

“Portanto, reafirmamos, mais uma vez, nosso compromisso com a população indígena. Como coordenador do Núcleo Agrário e como deputado temos esta como uma das lutas mais justas e importantes da história do povo brasileiro: a luta pelo reconhecimento e demarcação de todas terras indígenas que a nossa sociedade tem como dívida. Como deputados tenho o compromisso de cobrar. Esse acampamento é a demonstração de resistência e luta e a certeza de que o Brasil fará justiça a partir da luta dos povos indígenas para garantir o direito sagrado deles”, afirmou João Daniel.

 

Por Edjane Oliveira, da Assessoria de Imprensa

Fotos: Márcio Garcez