João Daniel quer que BR-101 em Sergipe seja “Rodovia Governador Marcelo Déda”


Aracaju, 03 de dezembro de 2015

 

Rodovia Governador Marcelo Déda: justa homenagem

O deputado federal João Daniel (PT) fez uma homenagem ao ex-governador Marcelo Déda, na sessão do Congresso Nacional, na data em que se completou dois anos de sua morte. Em seu pronunciamento, o deputado ressaltou a importância política desse grande líder, que teve uma brilhante passagem pela Câmara dos Deputado, sendo reconhecido como um dos grandes nomes da política sergipana e do Brasil. João Daniel lembrou que Marcelo Déda proporcionou a Sergipe um momento único na sua história, ao liderar o projeto de um governo de características populares, com o povo e para o povo.

 

Durante seu registro, João Daniel solicitou apoio da Câmara para um projeto de sua autoria, o PL 577/2015, que passa a denominar de “Rodovia Governador Marcelo Déda” o trecho da rodovia BR-101 no Estado de Sergipe. O projeto já foi aprovado por unanimidade nas Comissões de Cultura e Viação e Transportes. Agora está tramitando na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). “Portanto, peço atenção especial ao presidente da CCJ para agilizar a votação da proposta para que possamos prestar essa justa homenagem ao nosso grande líder Marcelo Déda e a todo o povo sergipano”, disse.

 

Ao homenagear Marcelo Déda, João Daniel destacou a importância política do saudoso governador, a quem classificou como “um dos maiores líderes que a política sergipana já produziu”, ressaltando sua passagem por mandatos de deputado, prefeito de Aracaju e governador de Sergipe e líder do PT na Câmara nos anos de 1998 e 1999. “Dotado de uma inteligência singular, firmeza ética inabalável, além da notória capacidade de articulação e construção de diálogos e consensos em torno das bandeiras de luta que defendia com fervor, o companheiro Déda deixou para o povo sergipano e brasileiro um legado de honradez, de compromisso com a democracia e com o desenvolvimento de Sergipe, do Nordeste e do Brasil”.

 

João Daniel lembrou que Marcelo Déda proporcionou para Sergipe um momento único na sua história ao liderar o projeto de um governo de características populares, com o povo, para o povo. “Libertou nossa gente das garras da direita patrimonialista e construiu um legado que ficará para a história. E, o mais importante, será referência para um futuro de conquistas para Sergipe, pois seu exemplo de homem público estará sempre gravado nas mentes e nos corações da nossa gente”, afirmou.

 

O deputado João Daniel acrescentou ainda que o Estado de Sergipe, povo trabalhador que ele tem a honra de representar em Brasília, passou a viver uma nova realidade já em 2003, com os avanços do governo Lula, o que contribuiu para a eleição de Déda. “Ele implementou um processo de desenvolvimento dentro de uma perspectiva democrática e popular, respeitando e dialogando permanentemente com os movimentos sociais, a exemplo do MST”, disse.

 

Por Edjane Oliveira, da Assessoria de Imprensa