João Daniel presta homenagem ao educador Paulo Freire


Aracaju, 19 de setembro de 2016

 

No dia em que, se vivo estivesse, Paulo Freire completaria 95 anos, o deputado federal João Daniel (PT) lembrou a data, homenageando esse que foi um dos maiores educadores da história dos últimos 100 anos. Em discurso na sessão desta segunda-feira, dia 19, na Câmara, o deputado lembrou que Paulo Freire foi, sem dúvida, um dos homens que mais receberam, no mundo inteiro, títulos de reconhecimento pelas suas obras.

 

Na oportunidade, João Daniel registrou que, no último dia 5, Sergipe prestou grande homenagem a este grande homem, concedendo o Título de Cidadania Sergipana in memoriam, entregue à sua companheira, a educadora e historiadora Ana Freire, no plenário da Assembleia Legislativa. A entrega do título foi uma propositura do saudoso Marcelo Déda, quando foi deputado estadual, retomada pela deputada Ana Lúcia, que só agora pode ser feita. Ana Freire também recebeu a maior honraria do governo do Estado de Sergipe, a Medalha da Ordem do Mérito Aperipê. Além de patrono da educação brasileira, Paulo Freire também é o patrono da educação sergipana.

 

“Foi um grande ato na Assembleia Legislativa e no Museu da Gente Sergipana. Sergipe fez uma homenagem muito justa a este que foi, que é e que sempre será um dos maiores homens na história da educação libertadora do Brasil. Viva Paulo Freire, um grande educador, um grande lutador, exemplo para o Brasil e para o mundo”, declarou o deputado João Daniel.

 

Por Edjane Oliveira, da Assessoria de Imprensa

Foto: Revista Fórum