João Daniel pede providências para acampados na região norte do Estado


O deputado João Daniel (PT) usou a tribuna da Assembleia Legislativa na sessão desta segunda-feira, dia 5, para pedir ao governo do Estado e governo federal que busquem soluções que possam apoiar as famílias que estão há anos acampadas às margens da rodovia que liga a BR-101 ao município de Neópolis. O parlamentar disse que no último domingo esteve na região norte, acompanhado pelo bispo da Diocese de Propriá, Dom Mário, o padre Isaías e outras lideranças, visitando esse acampamento de trabalhadores rurais que está numa área em torno de 8 quilômetros.

João Daniel disse que pode verificar um grande número de famílias que estão acampadas. “Lamentavelmente, pudemos constatar que os problemas existentes na região continuam, oriundos de projetos que foram implementados no passado que não resolveram os problemas desses trabalhadores”, disse. Por conta disso, o deputado solicitou ao governo do Estado e federal que possam apoiar no sentido de buscar vistoria, desapropriações e projetos para essas famílias.

“São famílias que moram naquela região, oriundas de povoados vizinhos, que vivem uma situação difícil. Nós assistimos 20 anos depois do projeto Platô de Neópolis sem plantar, uma área desapropriada vendo passar centenas de caminhões de cana servindo para o plantio. É lamentável, vergonhoso para qualquer homem e mulher que reside no nosso Estado ver que essa política montada nos governos anteriores – de João Alves Filho, mantida no governo Albano Franco e também no nosso governo não foi possível tomar nenhuma medida que mudasse a situação daquela região”, declarou o deputado petista.

De acordo com o parlamentar, são históricos os problemas sociais oriundos da não mudança na estrutura fundiária e nas políticas montadas para aquela região, que, segundo o deputado, continua na miséria, com concentração de terras, grandes plantações de cana, fazendas de gado e ao redor e a população cada vez mais pobre.

Proinveste – João Daniel também falou na sessão desta segunda-feira sobre o Proinveste (empréstimo de R$ 727 milhões que o governo do Estado quer a liberação junto ao governo federal). Ele colocou que está satisfeito com os posicionamentos da oposição dando a entender que vai aprová-lo. “Acho que as dúvidas sobre esse empréstimo foram sanadas pelo líder, deputado Francisco Gualberto (PT). A oposição enxergou que se trata de um investimento que Sergipe não pode ficar sem ele”. “Fico feliz em ouvir a oposição dizendo que tem vontade e que vai votar o Proinveste. Esse investimento vai beneficiar toda a população. Sei que a oposição sabe importância desse projeto”, completou o deputado petista.
O deputado estadual João Daniel ainda prestou  uma homenagem ao ex-prefeito de Poço Redondo, Alcino Alves Costa, que faleceu na última quinta-feira (1). O petista enumerou várias referências de Alcino e destacou sua importância para a região do Alto Sertão sergipano.

Foto: Maria Odília, da Agência Alese

Com informações da Agência Alese (www.agenciaalese.se.gov.br)
Edjane Oliveira e Habacuque Villacorte