João Daniel participa de seminário que debateu a importância da região Nordeste


Aracaju, 18 de agosto de 2015

 

O deputado federal João Daniel (PT/SE) registrou na sessão da Câmara desta terça-feira, dia 18, a realização do seminário “Nordeste: sem ele não há solução para o Brasil”, realizado pela Associação dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil (AFBNB) e a Associação dos Aposentados do Banco do Nordeste do Brasil, junto com a bancada da região, do qual ele participou pela manhã. Segundo o parlamentar, foi um amplo e rico debate sobre a importância do Nordeste para a economia e o projeto de desenvolvimento nacional.

 

João Daniel parabenizou as associações realizadoras do evento por não apenas lutarem por seus associados, mas também pensarem na estruturação dos órgãos públicos e os bancos aos quais são ligados. “Nós nos comprometemos com várias questões, entre elas uma pauta em defesa da região e em defesa das reivindicações desses trabalhadores e trabalhadoras que pensam o Nordeste”, disse, ao reiterar seu total apoio em defesa do BNB e de uma importante política para a região Nordeste.

 

O deputado solicitou que ficasse registrado nos Anais da Câmara a Carta de Brasília, documento tirado desse encontro que faz um diagnóstico do crescimento do Nordeste nos últimos anos, com programas sociais do Governo Federal que contribuíram para reduzir a miséria que é mais concentrada na Região e a realidade adversa, porém insuficiente para superar as graves desigualdades regionais.

 

O documento também defende a ampliação da democracia, o que implica em reforma política democrática que assegure a pluralidade de opiniões; reforma tributária que taxe mais ricos e as grandes fortunas; reforma agrária que assegure terra aos trabalhadores rurais melhores condições de vida; democratização dos meios de comunicação; educação e saúde de qualidade em todos os níveis; e a valorização dos trabalhadores e na luta pelo desenvolvimento do país e pelo fim das desigualdades regionais, com a valorização do trabalho, a defesa e ampliação dos direitos dos trabalhadores, com melhores condições de trabalho, saúde e digna.

 

Durante o encontro, o deputado ouviu uma reivindicação da AFBNB com relação à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 87/2015, pois a entidade entende que ela pode representar um retrocesso na política de desenvolvimento regional. “Juntamente com outros deputados presentes nos comprometemos de analisar essa PEC e trabalhar junto à nossa bancada do PT objetivando reverter tal proposição, em uma ampla mobilização dos agentes políticos no sentido de buscar uma solução para o impasse”, disse.

 

Por Edjane Oliveira, da Assessoria de Imprensa

Fotos: Márcio Garcez