João Daniel participa de Seminário que debateu a cadeia produtiva da música e viola caipira


Aracaju, 26 de fevereiro de 2016

 

Durante esta semana, foi realizado em Brasília o Seminário Nacional Funarte Cadeia Produtiva da Música e Viola Caipira, na sala Funarte Cassia Eller. O deputado federal João Daniel (PT) esteve participando desse evento. Na oportunidade, pode prestigiar o ato que contou com a presença de mais de cem violeiros de todo Brasil que há anos organizam um grande fórum da viola caipira. Artistas populares, homens e mulheres que mantêm vivo, através da viola, um trabalho de cultura popular que faz parte da história do povo brasileiro.
O seminário foi promovido pela Associação Nacional de Violeiros do Brasil (ANVB), Ministério da Cultura e da Fundação Nacional de Artes, que trabalham a valorização da música e da viola caipira. João Daniel colocou o mandato à disposição dos músicos para encaminhar os assuntos que são pertinentes à Câmara e ao Congresso e apoiar as outras iniciativas que forem no âmbito do Poder Executivo e as organizações da sociedade civil.

 

“Esse evento foi um momento raro onde pudemos testemunhar o nível do debate e da produção da música e da viola caipira e como o próprio nome do seminário já diz as discussões a respeito da cadeia produtiva, do apoio, da difusão da divulgação da desse importante segmento da cultura brasileira”, disse, ao parabenizar os organizadores.
O seminário contou com a participação de artistas, produtores musicais, pesquisadores e outros atores ligados à música de viola caipira, de vários estados. Este evento foi a segunda etapa do Seminário Nacional Funarte Cadeia Produtiva da Música e Viola Caipira. Entre os artistas consagrados que participaram, a dupla Zé Mulato e Cassiano e Pereira da Viola, além de pesquisadores e produtores musicais de diversos estados. A programação contou com debates e apresentações musicais, visando fortalecer o movimento nacional de violeiros e propor a criação de políticas públicas para essa área artística.

 

Por Edjane Oliveira, da Assessoria de Imprensa

Fotos: Márcio Garcez