João Daniel participa de reunião no MEC para tratar de demandas da Educação em Sergipe


Aracaju, 14 de outubro de 2015

 

Nesta quarta-feira, dia 14, o deputado federal João Daniel participou de reunião com o secretário-executivo do Ministério da Educação, Luiz Cláudio Costa, e sua equipe, quando tratou de várias demandas relacionadas à educação para o estado de Sergipe. O parlamentar esteve acompanhado da deputada estadual Ana Lúcia (PT). Entre os assuntos tratados, as obras nos campus do Instituto Federal de Sergipe (IFS), o Campus do Sertão da Universidade Federal de Sergipe (UFS), além de pontos relacionados à educação básica.

 

Segundo o deputado João Daniel, durante a reunião com o secretário do MEC, com relação ao IFS, foi tratada a retomada das obras dos Campus nos municípios de Poço Redondo e Propriá, que se encontram em andamento. Luiz Carlos se mostrou sensível às demandas apresentadas pelos deputados e informou que a respeito da retomada das obras do IFS de Poço Redondo o projeto está sendo remodelado para ser executado em módulos o mais breve possível.

 

Na audiência, João Daniel fez gestão junto ao secretário para garantir a implantação do Campus do Sertão da UFS, bem como a garantia dos repasses de recursos para a Universidade Federal de Sergipe, além de ressaltar a importância da valorização dos professores universitários. O deputado solicitou ainda do secretário-executivo do MEC a agilização do processo de federalização do Hospital Lagarto. Em relação à UFS, Luiz Cláudio informou que ainda esta semana estará sendo liberado o montante de R$ 100 milhões para as universidades brasileiras.

 

Educação básica

Na reunião, o deputado federal João Daniel solicitou ainda informações sobre os programas de Quadras nas Escolas, construção de creches – incluindo a situação das atuais creches que foram licitadas e estão com as obras paralisadas e a construção de novas creches –, alimentação escolar e livro de didático voltados ao municípios de Sergipe. Além disso, o parlamentar ressaltou que é preciso tomar medidas para que os 30% do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) seja cumprido pelas prefeituras.

 

Durante a audiência, João Daniel reforçou o pedido para a realização de uma audiência com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, a ser realizada com a presença dos reitores da UFS e do IFS, com o objetivo de garantir mais investimentos para as instituições. O secretário-executivo informou ao deputado irá articular uma reunião no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) com os gestores municipais para verificar todas as pendências relativas à construção de creches, quadras esportivas, alimentação escolar e demais ações da educação básica.

 

Luiz Cláudio antecipou também que o MEC está preparando um programa que vai englobar as diversas ações do órgão com Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Programa Nacional de Transporte Escolar (PNATE) para melhorar a gestão dos recursos, bem como ampliar a transparência.

 

Para o deputado João Daniel, foi uma reunião extremamente positiva. “Nós já tivemos, quando Aloizio Mercadante foi ministro, várias audiências e esperamos que o Ministério contribua fortemente com o estado de Sergipe. Somos o único estado do país que tem apenas uma universidade pública e temos como prioridade no nosso mandado ajudar a melhorar a educação em Sergipe em todos os níveis e fortalecer o IFS a UFS na implantação dos atuais campus”, declarou.

 

Por Edjane Oliveira, da Assessoria de Imprensa

Foto: Márcio Garcez