João Daniel participa de reunião entre Sindimina e o governador Jackson Barreto para tratar sobre demissões na Mosaic


Aracaju, 19 de março de 2018

O deputado federal João Daniel (PT/SE) participou, na manhã desta segunda-feira, dia 19, de reunião realizada entre dirigentes do Sindicato dos Mineiros de Sergipe (Sindimina) e o governador do Estado, Jackson Barreto, no Palácio de Veraneio. O encontro, solicitado pelo sindicato, teve como objetivo levar a situação dos trabalhadores da antiga Vale Fertilizantes em Sergipe, hoje controlada pela multinacional Mosaic. O grupo, que passou a administrar a empresa desde o último mês de janeiro, vem promovendo uma série de demissões, como João Daniel já havia, inclusive, denunciado na tribuna da Câmara dos Deputados.

 

Também participaram da reunião o vice-governador Belivaldo Chagas, o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sedetec), José Augusto Pereira, e o diretor-presidente da Codise, Eugênio Dezen. Segundo o deputado João Daniel, o encontro foi bastante positivo, pois os trabalhadores puderam expor ao governador e sua equipe a situação que vem ocorrendo a partir da mudança no controle dessa empresa, responsável pela produção de potássio.

 

Embora, em visita ao governador Jackson Barreto, em janeiro desse ano, quando passou a controlar a empresa em Sergipe, seus gestores tivessem garantido a manutenção dos empregos da antiga gestão e mantido o compromisso de investimentos no Estado, pouco mais de um mês depois de sua administração já foram mais de 80 demissões, feitas de forma a não respeitar seus trabalhadores, entre eles alguns faltando pouquíssimo tempo para a aposentadoria. O Sindimina, através de seu presidente, Álvaro Alves, ressaltou, durante a reunião, a falta de diálogo com o sindicato que a empresa tem mantido nesse seu plano de reestruturação na unidade de Sergipe. Segundo ele, não houve nenhum acordo.

 

“Tivemos uma boa reunião e tivemos o compromisso do governador Jackson Barreto, de imediato, entre outros pontos, de convidar a direção da empresa, junto com o Sindimina e nosso mandato, para debater os compromissos que eles assumiram e não estão cumprindo, a exemplo da manutenção dos empregos e continuidade dos investimentos em Sergipe”, relatou João Daniel. Ele ressaltou que continuará acompanhando de perto esse caso. “Estamos acompanhando e defendendo a luta dos mineiros, que, lamentavelmente, estão sendo atingidos por essa mudança no controle da Vale Fertilizantes por essa multinacional. Levaremos, mais uma vez, esse debate à Câmara, pois essa questão atinge outras unidades da empresa pelo país”, afirmou João Daniel.

 

Em Sergipe, a Mosaic, na unidade Taquari Vassouras, no município de Rosário do Catete, possui, atualmente, aproximadamente 800 funcionários diretos e cerca de 1.300 terceirizados.

 

Por Edjane Oliveira, da Assessoria de Imprensa

Fotos: Marcelle Cristinne/ASN