João Daniel participa de entrega de título a ex-superintendente do Incra em Sergipe


Aracaju, 16 de agosto de 2018

 

 

O deputado federal João Daniel (PT) participou, nesta quinta-feira, dia 16, da solenidade de entrega do Título de Cidadão Sergipano ao ex-superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Sergipe, Leonardo Góes, hoje presidente nacional da autarquia. A solenidade na Assembleia Legislativa foi conduzida pelo presidente da Casa, deputado Luciano Bispo (MDB), e contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o representante do vice-governador da Bahia, Cássio Peixoto; o prefeito de Rio Real, Antônio Alves, terra natal do homenageado; a procuradora federal Lívia Tinôco; o atual superintendente do Incra, Gilson dos Anjos; e outros ex-superintendentes e diretores estaduais, deputados, integrantes de movimentos sociais e quilombolas, Josefa Maria da Silva Santos, mais conhecida como Zefa da Guia.

 

Pela contribuição dada a Sergipe na época em que era superintendente do Incra/SE, para o assentamento de centenas famílias sergipanas e demarcação de territórios quilombolas durante os governos Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, o deputado João Daniel, ainda no mandato estadual, indicou e foi aprovada a indicação, por unanimidade, para a entrega do Título. “Leonardo recebe este Título de Cidadão Sergipano como merecimento pelo trabalho que ele fez por onde passou, como um técnico, engenheiro agrônomo, gestor que teve compromisso, que deixou uma marca por onde passou”, disse.

 

João Daniel ressaltou que não se tratava de um título para oposição ou situação, mas uma homenagem a alguém que tem obra, que realizou e representou o Incra de Sergipe, com muitos que lá passaram, como um grande técnico e gestor. “Que soube dialogar com todos os lados e buscar solução, respeitando as reivindicações e os anseios dos movimentos sociais, sem falar da regularização fundiária”, acrescentou.

 

Em seu discurso, Leonardo Góes agradeceu ao povo sergipano, à Assembleia e ao deputado João Daniel pelo Título. “Sinto-me honrado em receber este título. A homenagem reforça ainda mais o forte vínculo que mantenho com este estado desde a minha infância, relação marcada pela admiração que nutro por um povo trabalhador, hospitaleiro e merecedor de todo o meu respeito. Leonardo lembrou a sua trajetória no Incra, onde ingressou no ano de 2006, como perito federal agrário, ocupou o cargo de assistente técnico da divisão de obtenção de terras e implantação de projetos de assentamento, divisão que assumiu a chefia dois anos depois.

 

Em 2012, foi nomeado superintendente regional do Incra em Sergipe. “A autarquia tinha o desafio de acelerar o processo de criação e implantação de novos projetos de assentamento. Com o apoio de uma equipe formada por servidores extremamente dedicados e competentes, o Incra de Sergipe criou e implantou centenas de projetos de assentamentos, um recorde”, relembrou. Leonardo Góes registrou ainda que deve muito do seu sucesso profissional a Sergipe e ao seu povo. “Aqui passei a lidar diariamente com os anseios e desejos daqueles que sonham em ter um pedaço de terra para produzir alimento, geralmente riqueza e viver com dignidade”.

 

Por Edjane Oliveira, da Assessoria de Imprensa

Fotos: Jadilson Simões/Rede Alese