João Daniel participa de audiência na SSP sobre campus UFS em Laranjeiras


Aracaju, 02 de junho de 2014

reuniao SSP UFS Laranjeiras

Em decorrência da situação de insegurança vivenciada pela população de Laranjeiras, especialmente os estudantes do campus da Universidade Federal de Sergipe (UFS) no município, foi realizada na manhã desta segunda-feira, dia 02, uma audiência com o secretário adjunto da Segurança Pública, João Batista, intermediada pelos deputados estaduais João Daniel e Ana Lúcia (PT). Durante o encontro, foi discutida uma solução para o problema vivido no campus, em especial um apoio permanente de segurança pública e apuração dos fatos já ocorridos.

Além de alguns episódios anteriores, na noite da última quinta-feira, dia 29, uma estudante foi sequestrada por um grupo de homens não identificados. Ela sofreu ameaças associadas às manifestações estudantis por melhorias na educação e na segurança em Laranjeiras. Segundo nota divulgada pelo Diretório Central dos Estudantes da UFS (DCE/UFS), “foram remetidas ameaças, também, aos demais estudantes que vêm organizando as manifestações. Além da violência psicológica, as roupas da estudante foram rasgadas e havia hematomas e escoriações por todo o corpo”. Por conta disso, desde a tarde da última sexta-feira, os estudantes paralisaram as aulas e vem reivindicando menos violência e mais educação em Laranjeiras.

O vice-reitor da UFS, professor André Maurício e a presidente do DCE, Jessy Dayane, também participaram da audiência. Na ocasião, o secretário João Batista firmou o compromisso de adotar as medidas para que seja ofertada segurança à comunidade laranjeirense, em especial os estudantes da UFS. João Daniel e a deputada Ana Lúcia assumiram o compromisso de intermediar uma audiência entre o governo do Estado e os prefeitos dos municípios de Laranjeiras e Lagarto, que também tem enfrentado problemas, para que o envolvimento de todos resulte em melhorias para a comunidade universitária, sem esse clima de medo que tem se abatido.

 

Por Edjane Oliveira, da Assessoria