João Daniel participa de audiência com ministro Gilberto Occhi


Aracaju, 16 de abril de 2015

O deputado federal João Daniel participou de audiência com o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi. Em discussão, diversos assuntos de interesse do estado de Sergipe. Entre eles, as obras do Canal Xingó, o projeto Jacaré-Curituba, a situação dos produtores de arroz da região do Baixo São Francisco, a ligação de água em Poço Redondo e abastecimento da Lagoa dos Campinhos.

 

Participaram também da audiência no Ministério da Integração, que aconteceu na última quarta-feira, dia 15, o secretário-executivo da Área de Desenvolvimento Integrado e Infraestrutura da Codevasf, Luiz Augusto Fernandes, e o especialista em Infraestrutura Sênior (Senir), Antônio Carvalho Feitosa. Sobre as obras do Canal Xingó o ministro disse que esteve com a presidenta Dilma Rousseff e essa obra está entre as prioridades. “Eles definiram o roteiro do trajeto do canal e, inclusive, nessa audiência o ministro nos entregou o mapa do trajeto de Paulo Afonso, na Bahia, a Nossa Senhora da Glória, em Sergipe”, informou.

Com relação à situação do projeto Jacaré-Curituba ficou encaminhado que uma reunião de trabalho em Sergipe será construída entre o Ministério da Integração, Codevasf, governo do Estado, Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Incra, além dos agricultores e o mandado federal de João Daniel, com o objetivo de resolver as questões relacionadas a esse projeto.

 

Durante a audiência, também foi discutida a questão da região do Baixo São Francisco, em especial a situação dos pequenos produtores de arroz dos projetos de irrigação em várzeas, principalmente do rio São Francisco. Segundo o deputado João Daniel, a audiência também foi uma oportunidade de tratar sobre a ligação da água do município de Poço Redondo, no Alto Sertão sergipano. A informação é que o ministro determinou que a Codevasf realize a ligação do sistema imediatamente, independente da marcação da data da inauguração.

“Também tratamos com o ministro Gilberto Occhi sobre o projeto para bombeamento de água para a Lagoa dos Campinhos”, relatou, referindo-se à comunidade quilombola do município de Amparo do São Francisco que tem sofrido pela escassez de água nessa comunidade tradicional que vive da pesca. O deputado João Daniel disse que colocou para o ministro Gilberto Occhi a necessidade urgente de encher essa lagoa que é uma lagoa grande, natural, que sustentava mais de 200 famílias das comunidades quilombolas de Lagoa dos Campinhos, que engloba vários povoados na beira do rio São Francisco, em Amparo do São Francisco.

 

De acordo com o deputado, além da lagoa, há também um projeto produtivo para as famílias dessa comunidade que deverá ser obrado pelo Ministério da Integração e Codevasf nacional e local. “Foi determinado pelo ministro a imediata informação da Codevasf de Sergipe sobre o projeto de Lagoa dos Campinhos”, informou Daniel.

 

Outro ponto tratado foi sobre a liberação financeira para a 4ª Superintendência da Codevasf em Aracaju para saldar seus compromissos, valor hoje em aproximadamente em R$ 2 milhões. João Daniel destacou a disponibilidade e empenho do ministro Occhi, que tem sempre recebido e encaminhado pautas importantes para o povo de Sergipe.

 

Por Edjane Oliveira, da Assessoria de Imprensa

Fotos: Márcio Garcez