João Daniel participa de acolhida ao secretário Esmeraldo Leal no auditório da Emdagro


Aracaju, 12 de janeiro de 2015

Com o auditório lotado por servidores da Secretaria de Estado da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário e da Pesca, da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), Pronese, Cohidro, além de parlamentares e lideranças estaduais e municipais, o novo titular da pasta, Esmeraldo Leal, foi acolhido na manhã desta segunda-feira, dia 12. O ato aconteceu no auditório da Emdagro. O deputado estadual e federal eleito João Daniel (PT) prestigiou o evento, que contou também com a participação do deputado federal Rogério Carvalho (PT), os deputados estaduais Francisco Gualberto e Ana Lúcia (ambos PT) e o deputado estadual Arnaldo Bispo (DEM).

 

O presidente da Emdagro, Jeferson Feitoza, fez a saudação ao secretário em nome de todos os servidores. Na sua avaliação, o PT fez a decisão mais acertada ao escolher o nome de Esmeraldo Leal para a Secretaria de Agricultura. “Um representante justo, legal, do movimento dos trabalhadores rurais. Ele agora é o secretário de todos, não só dos sem-terra nem da agricultura familiar, mas de todos os segmentos. A escolha dele por si só já representa muita coisa”, disse, ao parabenizar o partido, em nome do seu presidente, Rogério Carvalho, pela escolha, assim como os deputados João Daniel, Francisco Gualberto e Ana Lúcia.

O deputado João Daniel ressaltou a importância da chegada de Esmeraldo à Secretaria de Estado de Agricultura para todos que militam na área rural em Sergipe. Ele lembrou que o governador Marcelo Déda desde o início de sua gestão sempre teve o compromisso de tirar da miséria e dar melhores condições de vida para os agricultores sergipanos, pois os índices, à época, eram os piores. “Mas as ações do governo Lula e a grande política iniciada no governo Marcelo Déda e Jackson Barreto, junto com o trabalho do homem do campo, têm mudado essa realidade”, disse.

 

Daniel destacou que agora a hora é de seguir adiante esse caminho, avançando ainda mais nas políticas de desenvolvimento desse setor. “A Secretaria de Agricultura cumpre agora o que foi dito durante a campanha, de que este seria um governo para todos, mas com prioridade para os mais pobres. E tenho certeza que vamos seguir com um projeto continue a mudar a mudar a realidade das pessoas no interior”, afirmou.

O deputado João Daniel também ressaltou que hoje Sergipe tem o melhor índice de distribuição de terras do Brasil. “E isso é uma vitória do governo Marcelo Déda e Jackson Barreto. É muito importante que tenhamos acesso à terra e políticas públicas. Acreditamos no papel do secretário e sua equipe nesse projeto liderado pelo governador Jackson Barreto, os partidos que nos apoiam e toda sociedade sergipana. Juntos vamos construir um grande projeto de inclusão e preparação do nosso povo, para que esteja mais forte, educado, crítico e valente para construir nosso Estado”, acrescentou, ressaltando o apoio que dará, assim como toda base do PT e movimentos sociais e que ajudaram a eleger esse governo, nessa caminhada.

O secretário Esmeraldo Leal agradeceu a acolhida feita pelos servidores e demais presentes ao ato e relembrou um pouco da sua trajetória desde seus primeiros anos no povoado Raposa, em Simão Dias, o estímulo à educação que recebeu de sua mãe, seus primeiros passos na Pastoral da Juventude, o ingresso no Partido dos Trabalhadores, a chegada ao Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e agora esse novo desafio. “Sabemos da importância da agricultura para Sergipe, que hoje é referência para o Brasil na produção agrícola. Sabemos que agora a nossa responsabilidade é maior. Temos que envolver todos os setores e vamos dialogar e atuar com todos os setores da agricultura e da pesca. Não se constrói essa pasta sozinho. Somente se construirmos parcerias e aproveitarmos o potencial que cada um tem iremos avançar nas melhorias para nosso Estado e nossa agricultura”, declarou Esmeraldo.

 

Estiveram presentes ao ato no auditório da Emdagro parlamentares federal, estaduais e municipais, prefeitos, representantes de órgãos federais e estaduais, como Ministério da Agricultura, Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Superintendência do Incra em Sergipe, Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Faese, Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade Tiradentes (Unit), entre outros.

Por Edjane Oliveira, da Assessoria de Imprensa

Fotos: Luiz Fernando