João Daniel participa da 13ª Marcha dos Trabalhadores Rurais


Aracaju, 24 de julho de 2015

 

Juntamente com milhares de trabalhadores rurais de Sergipe, o deputado federal João Daniel (PT/SE) participou, nessa sexta-feira, dia 24, da 13ª Marcha Estadual em comemoração ao Dia do Trabalhador Rural, comemorado nesse dia 25 de julho. A marcha é organizada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Acampados e assentados da reforma agrária, de várias partes do Estado, saíram às ruas e avenidas da capital aracajuana com o objetivo de chamar a atenção das autoridades e da sociedade para a necessidade urgente da reforma agrária popular no Brasil, bem como destacar a importância da agricultura familiar para o desenvolvimento do país.

 

Para o deputado João Daniel, a Marcha Estadual do 25 de julho tem um papel fundamental, principalmente para reforçar a principal reivindicação dos trabalhadores rurais que é o assentamento das famílias acampadas. Além desse ponto, o ato também ressalta a necessidade de um projeto de infraestrutura, educação e cultura para os assentamentos. “E, mais do que isso, tem a importância da solidariedade e da organização da classe trabalhadora do campo e da cidade. É a força dos trabalhadores unidos do campo, e em especial do MST, que vêm à cidade e mostram seu valor, cultura, história e reivindicações”, ressaltou.

Durante a marcha – que saiu do trevo da entrada de Aracaju, na BR-101, indo até a praça Ranulfo Prata, encerrando na praça General Valadão, no Centro –, o movimento cobrou do governo estadual a agilidade no processo de aquisição de terra, visando assentar as quase 10 mil famílias que atualmente vivem em acampamentos. E durante o ato os trabalhadores rurais receberam boas notícias.

 

Entre elas, o superintendente regional do Incra em Sergipe, André Bonfim, informou que as terras da Fazenda Camaçari, no município de Itaporanga d’Ajuda, foram adquiridas e agora resta apenas marcar a data da imissão de posse. “Essa é uma área que há mais de 100 anos pertencia a uma família e que agora pertence a 90 famílias de trabalhadores rurais”, disse André Bonfim aos acampados, que comemoraram muito.

 

Além disso, ele anunciou que em breve várias outras famílias serão assentadas, a exemplo das que vivem em acampamento em Cristinápolis. Segundo o superintendente, ainda esse ano tem muita área para sair e reiterou o compromisso do Incra pela obtenção de terra para as famílias de trabalhadores rurais. Também foi anunciada a realização de cursos, como de agroecologia, eventos sobre saúde no campo, crédito rural, convênios com a Secretaria de Estado da Agricultura, entre outras conquistas.

 

Também participaram da Marcha Estadual dos Trabalhadores Rurais a deputada estadual Ana Lúcia (PT); o presidente do Partido dos Trabalhadores em Sergipe, Rogério Carvalho; o secretário de Estado da Agricultura, Esmeraldo Leal; o prefeito de Poço Redondo, Roberto Araújo; vereadores e lideranças de vários municípios. “Essa é uma Marcha histórica da classe trabalhadora, hoje a maior do Estado de Sergipe”, declarou João Daniel.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Por Edjane Oliveira, da Assessoria de Comunicação

Fotos: Márcio Garcez