João Daniel parabeniza trabalhadores pelo 1º de maio e lembra 38 anos da vitória do Vietnã


A passagem do Dia do Trabalhador, comemorado amanhã, dia 1º de maio, foi lembrado pelo deputado João Daniel (PT) na sessão desta terça-feira, dia 30. O parlamentar fez pronunciamento saudando todos os movimentos populares e as centrais sindicais que amanhã farão manifestações em várias partes do estado e do país, alusivas ao Dia do Trabalhador. “Este é um dia de luta, um dia que nos orgulha, sua história e é fundamental que os movimentos populares e as centrais façam suas mobilizações”, destacou.

Na tribuna, o deputado líder da bancada do PT na Assembleia aproveitou para lembrar que hoje é também uma data importante dentro do calendário histórico da classe trabalhadora. No dia 30 de abril de 2013 se completa 38 anos da vitória do povo do Vietnã contra o império norte-americano. “Essa foi uma das guerras mais sangrentas e sujas da história contra um povo. O mundo inteiro assistiu e lembra”, afirmou.

João Daniel disse que há pouco tempo esteve no Brasil aquela que foi um dos símbolos da guerra do Vietnã, a menina, hoje mulher, que foi fotografada totalmente queimada, em meio à guerra. Segundo ele, a mulher até hoje percorre o mundo relembrando aquela foto que marcou muito e que luta do Vietnã. “A luta desse povo pela paz e pela justiça no mundo”, acrescentou.

O deputado João Daniel disse que os 38 anos da vitória do Vietnã relembra a história de que um povo quando quer, quando tem determinação e uma grande liderança, a exemplo de Ho Chi Mihn, grande líder vietnamita, nenhum império é capaz de destruir. “E relembramos nessa data a história desse povo como a história de todos os povos do mundo e como amanhã é o Dia do Trabalhador não há outro caminho para nosso povo a não ser a organização popular, a consciência e a clareza da importância da luta contra o sistema imperialista”, disse, acrescentando que os Estados Unidos, lamentavelmente, apesar de ter um povo trabalhador, no último século tiveram políticas contrárias que marcaram história da humanidade. “E hoje relembramos essa historia bonita do Vietnã. E que o 1º de maio seja a marca e a história de luta da classe trabalhadora no mundo inteiro e no Brasil”, concluiu.

Edjane Oliveira, da Agência Alese (www.agenciaalese.se.gov.br)