João Daniel parabeniza trabalhadores da limpeza por dia dedicado a eles


Aracaju, 19 de maio de 2015

Os trabalhadores e trabalhadoras da limpeza receberam uma homenagem especial do deputado federal João Daniel (PT/SE), que registrou a passagem do dia dedicado a eles, comemorado no último domingo, dia 17. Na tribuna da Câmara Federal, na sessão desta terça-feira, dia 19, o parlamentar fez o registro. “Fica nossa homenagem a todos os trabalhadores e trabalhadoras da limpeza, em especial aos da nossa capital Aracaju e, em nome deles, quero saudar todos os dirigentes do Sindelimp, que têm uma história de luta, mobilização e defesa dos trabalhadores da limpeza”, disse, ao destacar que tem acompanhado a trajetória de luta dessa categoria.

 

João Daniel parabenizou a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores da Limpeza Pública e Comercial (Sindelimp) pela festa realizada no último domingo, no Parque da Sementeira, pela passagem do Dia do Gari. “Parabenizamos essa categoria que tem uma história de luta em Sergipe, no Brasil e no mundo e que muitas vezes não é vista pela população. Precisamos desenvolver nas pessoas o respeito a esses trabalhadores”, disse.

 

Em seu discurso, o deputado registrou que o Sindilimp vem travando muitas lutas nos últimos anos, de forma corajosa, para garantir que os direitos da categoria sejam respeitados, a fim de possibilitar uma vida cada vez mais digna às famílias dos associados. Desde 2014, quando a atual gestão assumiu o comando da entidade, foi desencadeada uma campanha salarial exitosa, graças à unidade da categoria. Após 3 dias de greve, garantiu-se melhores condições de trabalho, salário aumentado em cerca de 12,5%, depois de mais de 10 anos que se recebia apenas o salário mínimo, além do ticket alimentação, que passou de R$ 60,00 reais para R$ 234,00 (um aumento de 400%), e plano de saúde para todos, com pagamento de 25% do valor pelos empregados.

 

“Consideramos fundamental que sejam cada vez mais valorizados esses profissionais, que cumprem um papel relevante para a saúde da população. Um trabalho que vai mui/to além da limpeza, pois garante, acima de tudo, a preservação da saúde pública, na medida em que possibilita a prevenção de doenças. Muitas vezes, por falta de sensibilidade ou de educação, as pessoas deixam de enxergar e valorizar essas pessoas que fazem um trabalho essencial para a nossa sociedade”, destacou João Daniel.

 

Por Edjane Oliveira, da Assessoria de Imprensa