João Daniel parabeniza luta que resultou na criação dos Conselhos Federal e Regional de Técnicos Agrícola e Industrial


Aracaju, 27 de março de 2018

 

 

João Daniel e colegas da bancada debatendo a criação do Conselho

O deputado federal João Daniel (PT/SE) registrou, durante a sessão da Câmara, na manhã desta terça-feira, dia 27, a sanção da lei 13.639/18, que cria os Conselhos Federal e Regional dos Técnicos Agrícolas e dos Técnicos Industriais, autarquias com autonomia administrativa e financeira e com estrutura federativa, ocorrida no dia de hoje. Em seu pronunciamento, o parlamentar parabenizou todos os técnicos agrícolas e industriais de todo país, em especial os de Sergipe, que muito lutaram para que isso finalmente viesse a acontecer.

 

“Eles fizeram a luta com o apoio de muitos parlamentares e também o nosso apoio e da presidenta Dilma Rousseff e, felizmente, hoje essa lei foi sancionada, depois de todo esse processo e luta para a criação desses Conselhos”, destacou. João Daniel sempre atuou junto aos técnicos para que essa demanda fosse atendida. Em maio de 2016, o deputado encaminhou ofício ao então ministro-chefe da Secretaria do Governo Federal, Ricardo Berzoini, pedindo que fosse enviada ao Congresso Nacional a mensagem presidencial para apreciação do Projeto de Lei 5179/2016, que cria o Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas e Industriais, uma vez que já havia sido publicado o despacho no Diário Oficial da União, no dia 13 de abril de 2016.

 

Como coordenador do Núcleo Agrário do Partido dos Trabalhadores na Câmara, João Daniel fez várias intervenções em favor dos técnicos agrícolas e industriais de todo Brasil para que fosse criado o Conselho Federal da categoria. No país, são 1,5 milhão de pessoas atuando nessa profissão. Os técnicos reivindicavam a criação do Conselho próprio como forma de melhorar a gestão e os serviços prestados.

 

“Portanto, quero parabenizar a todos, em especial a histórica escola de técnicos agrícolas do município de São Cristóvão, hoje Instituto Federal de Sergipe, que produziu muito conhecimento e preparou muitos técnicos para Sergipe e o Nordeste. E gostaríamos também de parabenizar a presidenta Dilma, que teve coragem e firmeza. Essa vitória pertence a todos os técnicos agrícolas e industriais”, registrou João Daniel.

 

Por Edjane Oliveira, da Assessoria de Imprensa