João Daniel manifesta apoio ao setor de Oncologia do Huse


 

O deputado estadual João Daniel (PT) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa, na manhã de hoje, 21, para fazer um pronunciamento de apoio e esclarecimento do trabalho realizado pelo setor de Oncologia do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), prestando homenagem especial à enfermeira Rute Andrade, coordenadora da unidade. João Daniel comentou o caso do falecimento da paciente oncológica Duzivânia dos Santos, ocorrido recentemente. O deputado prestou solidariedade aos familiares e amigos da paciente e esclareceu alguns aspectos do caso. “A notícia foi a de que a paciente foi a óbito por esperar mais de 60 dias por um remédio que estava em falta, o que não corresponde à verdade. Ela foi encaminhada do Hospital Universitário ao Huse em 11 de outubro, e o óbito ocorreu no dia 14 de novembro, pouco mais de um mês depois”, pondera.

 

Mas há outros elementos importantes que precisam ser ressaltados, segundo João Daniel: “Os exames realizados no HUSE confirmaram o que uma biópsia hepática feita no Hospital Universitário em 24 de agosto já havia detectado que a paciente tinha câncer no fígado em estágio avançado (adenocarcinoma com extensas áreas de necrose). Além disso, no histórico da paciente consta a detecção de um tumor maligno há três anos”.

Agrotóxicos – O deputado petista lembrou, também, que Sergipe e São Paulo são os únicos estados brasileiros que disponibilizam os chamados medicamentos de alto custo, mesmo sem determinações judiciais. O deputado cobrou ao Ministério Público um posicionamento em relação à precária cobertura feita pelos planos de saúde aos pacientes com câncer, sendo que a quimioterapia oral é feita apenas pelo SUS. “Houve um aumento significativo do câncer no Brasil e que, entre os fatores comprovados que causam a doença, está a utilização de agrotóxicos na produção de alimentos”. João Daniel destacou ainda que a aprovação do PROINVESTE é fundamental para a luta comum pela construção do Hospital do Câncer de Sergipe.