João Daniel: Lula livre é a única solução para a volta da democracia


Aracaju, 10 de abril de 2018

 

 

O deputado federal João Daniel (PT) declarou repúdio às decisões do juiz federal Sérgio Moro e do Supremo Tribunal Federal (STF), que findaram na prisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Lula se apresentou na noite do último sábado, dia 07, para cumprir a determinação de Moro, que ordenou a prisão do presidente após os ministros do STF negarem a Lula o direito à ampla defesa e à garantia de responder ao processo em liberdade até o julgamento de todos os recursos cabíveis, como determina a Constituição Federal.

 

Em atividade no plenário da Câmara Federal, na tarde de hoje, dia 10, o deputado João Daniel declarou estar indignado e repudiou a prisão do presidente. “O nosso repúdio à perseguição contra o presidente Lula. Sua prisão é um ataque à democracia, é uma vergonha, um ataque à Constituição. Por isso, todos os lutadores e lutadoras do povo brasileiro e setores democráticos têm a obrigação de estar na luta e na defesa da libertação imediata. Lula livre é a única solução para a volta da democracia. O presidente Lula é o maior líder deste país”, disse.

 

A condenação pelo juiz federal Sérgio Moro e pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) foi no processo do tríplex do Guarujá. A pena estipulada pelo TRF-4 foi de 12 anos e 1 mês de prisão. O prazo para a defesa apresentar recurso da decisão no TRF-4 se encerra hoje, dia 10. Porém, Lula ainda pode recorrer contra a condenação no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e no Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília.

 

Por Whagner Alcântara, sob supervisão da jornalista Edjane Oliveira

Foto: Chokito/PT-SP