João Daniel lamenta uso político feito das pesquisas na eleição para o Senado


Aracaju, 7 de outubro de 2014

Em seu primeiro discurso na tribuna da Assembleia Legislativa depois eleição que o conduziu ao cargo de deputado federal, o deputado João Daniel (PT) fez um agradecimento pelo apoio recebido de todos os movimentos sociais e da população em sua campanha. “Agradecemos a todos por essa oportunidade e vamos trabalhar muito e com o mesmo compromisso que tivemos aqui como deputado estadual vamos assumir como deputado federal”, declarou.

 

Mas em seu pronunciamento, João Daniel registrou seu repúdio com as pesquisas que, segundo ele, foram usadas do começo ao fim da campanha eleitoral contra o candidato a senador pelo Partido dos Trabalhadores, o deputado federal Rogério Carvalho. “Sergipe perdeu uma grande oportunidade de eleger um grande senador, que é o nosso presidente do partido, Rogério Carvalho, que passa a ser a grande liderança política do partido no nosso Estado”, disse.

 

Para João Daniel, Rogério foi vitorioso politicamente. “Tivemos uma derrota eleitoral por conta do uso da máquina e das pesquisas”, registrou. João Daniel acrescentou que é uma vergonha que um jornal como o Cinform tenha dado, nas últimas 24 horas antes da eleição, tenha dado uma larga diferença entre Rogério e Maria do Carmo na disputa pela vaga do Senado. “Sendo que nós tínhamos informações de empate técnico ou mesmo Rogério pontos à frente da outra candidata. E o resultado final foi esse, de 3%”, lamentou.

 

João Daniel reafirmou que, por isso, vai lutar juntamente com o seu partido e todos os movimentos para que essas regras sejam mudadas e seja realizada no país fazer uma grande reforma política, para que as eleições passem a ter um novo jeito. “Lamento profundamente o uso que foi feito das pesquisas, que em todos os momentos mostravam um cenário contrário ao nosso candidato e a favor do poder econômico. Mas essa eleição mostrou a importância da liderança de Rogério Carvalho que se consolidou ao longo da história e, principalmente, nessa eleição”, afirmou.

 

Ainda em seu discurso, o deputado João Daniel parabenizou o governador Jackson Barreto pela reeleição e destacou a importância desse fato para o Estado de Sergipe, para que ele possa continuar conduzindo o Estado de Sergipe no rumo do desenvolvimento econômico e social. O parlamentar também se congratulou com o colega de partido Francisco Gualberto, pelo resultado no pleito. Para ele, foi mais uma vitória importante, de um parlamentar que tem uma atuação comprometida. “Foi uma campanha vitoriosa, comprometida da qual tive a oportunidade de participar e votar com Vossa Excelência. Que possa continuar com seu mandato de parlamentar sério, firme e na defesa da classe trabalhadora”, disse.

 

O deputado João Daniel reconheceu o apoio recebido dos movimentos populares, ao Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) que fez todo esforço e teve grande participação na campanha, além de ter sido motivo principal da sua candidatura a deputado federal. João Daniel também agradeceu às lideranças políticas que estiveram ao seu lado apoiando, a exemplo dos prefeitos dos municípios de Malhada dos Bois, Valter Barbosa; de Poço Redondo, Roberto Araújo; de São Domingos, Pedrinho Silva; e de Indiaroba, José Leal.

Por Edjane Oliveira, da Assessoria de Imprensa

Foto: Maria Odília, da Agência Alese